conecte-se conosco

Editorial

Coronavírus: preocupação sem pânico

Já a Organização Mundial de Saúde (OMS) informou que o número de casos no mundo passou de 124 mil.

Publicado

em

Ontem, o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado de Saúde do Paraná confirmaram seis casos de Coronavírus no Estado. O momento, portanto, é de intensificação das medidas básicas de prevenção. Isso porque a pandemia (disseminação em nível mundial) do Coronavírus (Covid 19) colocou o Governo brasileiro em alerta, pois são 77 casos confirmados no País, divulgados na tarde de ontem, 12. Já a Organização Mundial de Saúde (OMS) informou que o número de casos no mundo passou de 124 mil e que a doença já foi detectada em ao menos 118 países e territórios.

A situação é de preocupação, mas segundo o próprio secretário de Estado de Saúde, Beto Preto, não é necessário haver desespero ou pânico. Até porque os casos divulgados em Curitiba e Cianorte são considerados “importados”, ou seja, de pessoas que viajaram para outros países e contraíram o vírus nesses locais.

A principal recomendação agora é para que as pessoas mantenham hábitos de higiene e cuidados básicos como manter locais limpos e arejados. A principal recomendação para as pessoas com sintomas respiratórios é buscar o primeiro atendimento nas unidades básicas de saúde e evitar ir até hospitais.

Nessa hora, é essencial que se evite a propagação de notícias falsas, as chamadas “fake news”, que acabam gerando transtornos a toda a sociedade e comprometendo todo um sistema de trabalho na área de saúde.

Continuar lendo
Publicidade