Logotipo

04 de outubro de 2019

A educação, o debate e a transformação

Uma eficiente maneira de se modificar e combater situações e problemas é, sem sombra de dúvidas, o debate e posterior reflexão sobre as questões. Tal discussão é imprescindível em todos os setores, sobretudo na educação, a qual precisa constantemente estar se renovando e reestruturando a fim de que os resultados sejam mais efetivos.

Nesta edição da Folha do Litoral News, é possível se verificar duas matérias sobre o meio educacional. Em uma delas, é levada ao conhecimento do leitor a visita do secretário de Estado da Educação a Paranaguá com o propósito de estar a par dos princípios educacionais na região, ou seja, ficar inteirado sobre o cenário na área no litoral paranaense.

Essa visita mostra que o governo está voltado para instalar mudanças na educação e se coloca em prol do debate como um viés importante para se implantar novas ações e analisar outras que já estão sendo trabalhadas nos estabelecimentos de ensino do Estado.

Outra matéria sobre educação traz em sua abordagem a realização de um projeto na Escola Municipal Edineia Garcia voltado à conscientização das crianças e de toda a comunidade escolar sobre a cultura da paz e não violência, este mal que vem amedrontando sobremaneira a população em todos os cantos da cidade.

Fazer do ambiente escolar um local de debate constante visando a conscientizar a população é um fator de real transformação do meio social, pois se propiciar uma visão crítica beneficiando o surgimento de novas ideias, retomada de valores que parecem tão abandonados na atualidade, assim como o surgimento de argumentação isenta de preconceitos e preceitos arcaicos e retrógrados nas crianças e adolescentes é investir no livre pensamento, na formação crítica de verdadeiros cidadãos e um meio de tornar as crianças multiplicadores de novos prismas e realidades a serem mais respeitadas.

Assim, faz-se necessário se parabenizar todos aqueles profissionais envolvidos na educação que se entregam inteiramente a desenvolver um ambiente propício ao desenvolvimento integral dos estudantes, ou seja, todos que buscam dia após dia fornecer os elementos primordiais para a obtenção de um processo de ensino-aprendizagem pautado na real necessidade da sociedade. Um mundo melhor requer qualidade na educação em todas as etapas.

Compartilhe

Colunistas