Aproxima-se o mês de outubro, no qual anualmente acontece a maior campanha de conscientização sobre o câncer de mama, tendo em vista alertar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce desse problema que vem atingindo inúmeras pessoas, sobretudo, mulheres.
A cada ano aumentam os índices de mulheres acometidas por essa doença, a qual quanto mais cedo descoberta tem maior propensão de cura e tratamento eficaz, daí a importância do Outubro Rosa, pois se trata de um momento para se discutir o problema com a sociedade, com ações direcionadas e fundamentais para alertar mais e mais mulheres, familiares, maridos, dentre outros para a importância de se realizar exames, autoexaminar, visitar regularmente médicos e estar em estado de atenção para com qualquer alteração no corpo, principalmente nos seios.
O Instituto Peito Aberto há alguns anos é parte integrante desta campanha e referência nas atividades preventivas e apoio a pacientes com câncer em Paranaguá e os integrantes já estão se mobilizando para o lançamento do Outubro Rosa deste ano. Todas as voluntárias já arregaçaram as mangas e colocaram a "mão na massa", ganhando as ruas, visitando as mídias para a divulgação do lançamento da campanha, como se pode ver em matéria nesta edição da Folha do Litoral News.
Conscientizar é a palavra-chave para vencer o câncer, pois cidadãos conscientes têm atitudes de amor para consigo mesmo e buscam ações preventivas, ou seja, cuidam de si e de seu bem-estar. A partir desse pensamento percebe-se a importância de entrega e doação de todas as integrantes do Instituto Peito Aberto para que a população de Paranaguá e litoral tenha mais qualidade de vida, busque por ações mais saudáveis em seu cotidiano e todas as mulheres que eventualmente estiverem passando pela árdua luta contra o câncer encontrem apoio, por meio de exemplos de superação na busca pela vida.
Assim, que mais pessoas se interessem pelo debate crítico sobre este tema e se envolvam nas ações do Outubro Rosa, tornando esta campanha maior a cada ano, dando um verdadeiro "drible" no câncer de mama.
Parabéns às guerreiras que já venceram essa batalha e se doam em prol do próximo e força a quem se depara com esse problema, que busquem o apoio necessário para enfrentar e superar qualquer obstáculo.