Editorial

A atenção necessária ao idoso

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, um país é considerado envelhecido quando 14% da população possui mais de 65 anos.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em 2000, no Brasil, a população idosa, com mais de 60 anos, era de 14,5 milhões de pessoas. Hoje, este número ultrapassa os 29 milhões.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, um país é considerado envelhecido quando 14% da população possui mais de 65 anos. O Brasil levará pouco mais de duas décadas para ser considerado um país velho, marca a ser atingida em 2032, quando 32,5 milhões dos mais de 226 milhões de brasileiros terão 65 anos ou mais.

Tendo em vista os dados supracitados, percebe-se a necessidade de pensar as ações em diferentes esferas para que se possa atender satisfatoriamente esse público, o qual precisa constantemente de atenção prioritária.

O Estatuto do Idoso reúne 118 artigos, os quais estabelecem a obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público de assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.

Em Paranaguá, há 23 anos está em funcionamento um grupo que vem priorizando as ações voltadas a atender essa parcela da sociedade, o que atende a um dos artigos elencados no Estatuto do Idoso: o acesso à educação.

O grupo de Alfabetização da Catedral, de acordo com a equipe organizadora, já atingiu a marca de 6 mil pessoas atendidas pelas suas ações do projeto, o qual se destina a fornecer luz, aquela imprescindível chama do conhecimento, a idosos do município.

Pautando suas atividades no quesito social e tentando resgatar a autoestima dos alunos, o grupo da Catedral merece o reconhecimento da população em razão da disponibilidade e dedicação dos voluntários em proporcionar momentos de integração e felicidade aos idosos, os quais devem receber todas as manifestações de cuidados, carinho e respeito, como um sinal de agradecimento pelo tanto que já contribuíram para a formação da sociedade atual.

Parabéns aos envolvidos no projeto e que mais voluntários se candidatem a fim de que aumente o número de idosos assistidos por essa bela ação.

A atenção necessária ao idoso

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.