Com oito dias de manifestação dos caminhoneiros completados na segunda-feira, 28, a população já sente os impactos nos serviços e produtos essenciais. Alguns deles puderam ser mantidos devido à chegada de combustível para utilitários de segurança e materiais hospitalares. Veículos de passeio, no entanto, continuam sem combustível. Assim como o gás de cozinha, que não pode mais ser encontrado em nenhum estabelecimento da cidade, prejudicando restaurantes e moradores que não tinham quantidade suficiente em suas casas. Confira os serviços e os produtos que foram impactados em Paranaguá:
SAÚDE
Devido à dificuldade de deslocamento de profissionais de saúde, a Unidade de Pronto Atendimento 24h em Paranaguá ficará com 16 plantões médicos a menos que o habitual. A previsão, segundo informações da Prefeitura de Paranaguá, é de que os atendimento ocorrerão com oito médicos a menos.
Além da UPA, funcionários do Centro Municipal de Diagnóstico (CMD) e do Hospital João Paulo II vêm de Curitiba e também estão com dificuldades para chegar em Paranaguá. A medida adotada pela prefeitura nestes casos foi fazer a remarcação de alguns atendimentos para as próximas semanas. O Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) também está prejudicado devido à ausência dos médicos psiquiatras e psicólogos.
A direção do Hospital Regional do Litoral (HRL) comunicou que os materiais para atender os pacientes estão chegando e os problemas que surgiram foram resolvidos.
TRAVESSIA ILHA DOS VALADARES
A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos informou que a balsa que realiza a travessia entre o continente e a Ilha dos Valadares ainda conta com combustível, contudo, por medida de cautela, haverá alteração nos horários de funcionamento. Confira os horários de funcionamento:
- Das 6h às 9h – horário normal
- Das 9h às 11h30 – a balsa fará a travessia a cada meia hora
- Das 11h30 às 14h – horário normal
- Das 14h às 17h – a balsa fará a travessia a cada meia hora
- Das 17h às 20h – horário normal
- Das 20h às 24h – a balsa fará a travessia a cada meia hora
TRANSPORTE PÚBLICO
A Viação Rocio, responsável pelo transporte público na cidade de Paranaguá, aplicou os horários de domingo no fim de semana. Já na última segunda-feira, os ônibus operaram em horário de sábado. A empresa informou ainda que na terça-feira, 29, continuam os horários de sábado e que ainda há combustível suficiente para a circulação do coletivo. Os usuários do transporte coletivo também poderão conferir os horáriosno site da empresa www.rocio.com.br.
SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) informou que a coleta de lixo doméstico (lixo comum) será realizada normalmente. Mas continua suspensa a coleta de entulhos e recicláveis. A Secretaria pede a colaboração da população neste momento para evitar acúmulo de entulhos para que não se tornem criadouros ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, Zika, Febre Amarela, entre outras doenças.
O Departamento Veterinário informa que o atendimento de animais da população continua ocorrendo de segunda à sexta-feira, na sede da secretaria. Contudo, o Semma Móvel não fará o atendimento nos bairros, pois um dos veterinários que reside em Curitiba não está conseguindo se deslocar a Paranaguá.
AGÊNCIAS BANCÁRIAS
Conforme o Sindicato dos Bancários, as agências de Paranaguá estão funcionando normalmente e está ocorrendo a reposição de notas nos caixas eletrônicos da cidade sem alterações.
CULTURA E TURISMO
A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo informou que as oficinas culturais estão suspensas temporariamente.
SUPERMERCADOS
Uma rede de supermercados em Paranaguá afirmou que desde quinta-feira, 24, estão desabastecidos de produtos de hortifrúti como frutas, legumes e verduras, assim como carnes frescas e produtos de panificação. Ainda resta uma pequena quantidade de carne congelada como alguns cortes de frangos.
Estes itens não estão com nenhum tipo de abastecimento. Já com relação às demais mercadorias, nas quais é possível ter um estoque maior, ainda estão suprindo a necessidade dos consumidores.
PORTO
O Porto de Paranaguá está sem caminhões no pátio. Até o último domingo, 324 mil toneladas de produtos deixaram de ser descarregados, de acordo com a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA). O que representa uma quantidade de cerca de nove mil caminhões.
HORÁRIO DAS EMBARCAÇÕES
A Associação dos Barqueiros do Litoral Norte do Paraná (Abaline) restringiu os horários para a travessia para a Ilha do Mel, tanto das embarcações saindo de Pontal do Sul, como de Paranaguá. Confira os horários que estão em vigência:
Pontal do Sul para Ilha do Mel: 8h, 10h, 12h, 14h, 16h e 18h.
Ilha do Mel para Pontal do Sul: 8h, 10h, 12h, 14h, 16h e 17h.
Paranaguá para Ilha do Mel: todos os dias às 15h30.
Ilha do Mel para Paranaguá: de segunda à sexta-feira (7h30 – Encantadas e 8h – Brasília). Sábado, domingo e feriado (10h – Encantadas e 10h30 Brasília).