conecte-se conosco

Economia

Programa de Desenvolvimento Econômico será discutido por empresários em Paranaguá

Iniciativa acontece por meio de parceria entre prefeitura e Sebrae

Publicado

em

Na quarta-feira, 9, empresários, membros da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (Aciap), da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA), do Sebrae e da Prefeitura de Paranaguá estarão em reunião para apresentação do Programa de Desenvolvimento Econômico (Prodec). O encontro acontece às 10h, na APPA.

De acordo com a coordenadora da Sala do Empreendedor, diretora do departamento de comércio de serviços da Prefeitura de Paranaguá e agente de desenvolvimento local, Deisi Leal, o Programa já foi aplicado em Maringá, no norte do Estado, e outras cidades onde obteve muitos benefícios.

“Haverá a participação de autoridades do município e com consultores do Sebrae. Teremos um ano de articulação dentro do município com o Sebrae com a participação da sociedade civil organizada que vai discutir a deliberação por meio de um conselho que será criado. Vamos trazer informações de Maringá, vamos fazer pesquisa de campo para saber sobre o que as pessoas almejam de Paranaguá”, contou Deisi.

O programa prevê o desenvolvimento total do município e não apenas na área comercial. “Serão discutidas medidas em prol da infraestrutura, de pensar se há necessidade de faculdades, de hospitais etc., visando às áreas que a cidade precisa expandir”, acrescentou Deisi.

Em setembro do ano passado, foi realizada a primeira reunião sobre o assunto na Aciap, quando foi citada a possibilidade de criação de um conselho para trazer novas ideias para o desenvolvimento. O Sebrae disponibilizará profissionais para instruir os participantes.

Deisi acredita que o Conselho vai trazer diversos benefícios à cidade, entre eles o de possibilitar ouvir mais os moradores e conhecer suas principais demandas.

“Acho que a partir do momento que temos um conselho, podemos acompanhar o desenvolvimento da cidade. Como agente de desenvolvimento local formada pelo Sebrae, acredito que este seja o princípio para sabermos o que a população quer e, em seguida, correr atrás para saber como podemos trazer ao município. O conselho terá uma ação direta com a prefeitura”, destacou.

PRODEC

O Prodec é a metodologia do Sebrae que visa à criação do Conselho de Desenvolvimento Econômico e que irá discutir o planejamento do município para os próximos anos a curto, médio e longo prazo. O conselho deve ser formado por pessoas da sociedade civil.

Continuar lendo
Publicidade