conecte-se conosco

Economia

Páscoa impulsiona contratações temporárias

Período deve empregar 9% a mais de trabalhadores que no ano passado

Publicado

em

Após o Natal, todas as atenções do comércio se voltam para a Páscoa. Os ovos de chocolate já estão expostos nas lojas e “enchem os olhos” dos consumidores que não abrem mão de presentear familiares. Com isso, os estabelecimentos comerciais precisam contratar mais funcionários para atender a todos os clientes. Uma pesquisa aponta que houve crescimento nas contratações neste ano e mostra um cenário positivo apesar da retração da economia.

Uma franquia de chocolate com duas lojas em Paranaguá contratou quatro funcionárias para atuarem por cerca de 30 dias com o objetivo de suprir a demanda de atendimento que sobe de forma significativa nesta época. A mão de obra foi mais fácil de contratar, já que a loja optou por dar oportunidade às funcionárias que atuaram durante o Natal e atenderam aos requisitos para a função. Assim, elas já tinham conhecimento sobre os produtos da marca e podem informar melhor os consumidores e os funcionários efetivos não precisarão dedicar tempo para treinar os novos.

Páscoa é uma das datas preferidas do comércio varejista (foto: divulgação)

 

PREÇOS DOS PRODUTOS

Para este ano, representantes da loja destacam que os preços estão mais atrativos que o dos supermercados, um retorno que estão tendo dos próprios clientes nos últimos dias. Quanto às novidades, os ovos de chocolate voltados ao público infantil, que acompanham brinquedos, terá presença garantida, pois são os de maior saída e a cada ano vêm em versões diferentes para atrair o público.

CRESCIMENTO NOS POSTOS DE TRABALHO

Segundo uma pesquisa realizada pela Federação Nacional dos Sindicatos de Empresas de Recursos Humanos, Trabalho Temporário e Terceirizado (Fenaserhtt), a Páscoa deste ano deve empregar 9% a mais de trabalhadores se comparado ao ano passado.

Apesar do cenário econômico estar longe do ideal para as indústrias, o período movimenta as vendas no varejo. A expectativa é de que pelo menos 54 mil temporários sejam contratados até abril, como aponta a pesquisa.

No entanto, a maioria das vagas já foi preenchida, cerca de 47 mil em todo o País. A indústria de chocolate é responsável por 38% das contratações temporárias neste ano e provavelmente já encerrou esse processo, pois os temporários começam o trabalho já em setembro do ano anterior para atender a demanda.

O comércio é o responsável pela maioria das contratações neste período, 62% no País. As funções mais requisitadas, conforme a pesquisa, foram repositor (27%), vendedor (20%), balconista (15%); degustador (15%), auxiliar administrativo (11%). Quem almeja uma vaga temporária no comércio precisa preencher alguns pré-requisitos como facilidade em lidar com o público, experiência anterior, organização e dinamismo.

 

 

Publicidade






Em alta

plugins premium WordPress