conecte-se conosco

Economia

Início de 2018 teve aumento de 40% de vagas com relação ao ano passado

Secretário Brayan Roque afirma que perspectiva é dobrar oferta de postos de trabalho

Publicado

em

O início de 2018 está registrando saldo positivo em Paranaguá na geração de empregos, ressalta o secretário municipal do Trabalho, Comércio, Indústria e Assuntos Sindicais, Brayan Roque. Segundo o gestor, na contramão da crise, empresas estão se instalando no município e registraram abertura de 326 vagas de emprego em Paranaguá apenas nos dois primeiros meses do ano, principalmente nos setores de construção civil e no comércio local, algo que representa um aumento de 40% nos postos abertos em comparação ao mesmo período no ano passado. Apesar disso, o gestor destaca que o trabalho é contínuo para que ainda mais vagas sejam abertas, em virtude da presença constante de cidadãos procurando oportunidade de emprego na Agência do Trabalhador. 

De acordo com o secretário Brayan Roque, em relação ao último balanço de vagas de emprego geradas em Paranaguá, o qual corresponde aos meses de janeiro e fevereiro, houve um aumento acentuado na geração de vagas de emprego. “Foram oferecidas 326 postos de trabalho nesses dois meses. Em relação ao mesmo período no ano anterior, obtivemos um aumento de quase 40% no número de vagas abertas em Paranaguá”, destaca, ressaltando que a fonte de dados é o balanço on-line da Agência do Trabalhador, mantida em Paranaguá em uma parceria entre município e Estado.

“Em relação às perspectivas para o futuro, temos em mente que se mantivermos estes índices dobraremos o número de vagas e contratados da gestão anterior”, ressalta Brayan Roque. Ainda segundo o gestor, as áreas que mais empregam atualmente em Paranaguá são as de construção civil, com as grandes empresas que estão se instalando no Porto. “Em segundo lugar, temos as vagas de emprego no comércio local, em que tivemos um aumento de vagas no setor varejista, mais especificamente na área de vendas”, acrescenta.

“Estamos indo na contramão da crise. Empresas estão se instalando no município. Temos perspectiva de mais vagas até o final do primeiro semestre de 2018, algo positivo para o nosso setor. Uma empresa está para se instalar em Paranaguá, está cumprindo os últimos requisitos de documentação e deverá abrir cerca de 700 vagas de emprego no município. Daremos um salto ainda maior”, explica.

Segundo o secretário, Paranaguá e litoral do Paraná estão com um saldo positivo na geração de empregos no Estado e no Brasil, destacando avanços na região com instalação de terminais portuários e empresas. 

Secretário ressalta linha de gestão do prefeito Marcelo Roque de capacitação e oferta contínua de vagas de emprego como meio de fortalecer economia local e redução de desigualdade social (Foto: Divulgação/PMP)

ATUAÇÃO DO SINE E CURSOS DE CAPACITAÇÃO

“Entre janeiro e fevereiro de 2018, tivemos em Paranaguá 800 novos cadastros na Agência do Trabalhador. Em média, atendemos diariamente na nossa agência cerca de 80 pessoas”, explica Brayan Roque, ressaltando que os dados são obtidos através do Sistema Nacional de Emprego (Sine). “Esta parceria entre município e estado no Sine tem dado certo. Primamos em continuar com isso por muito tempo”, comenta. 

De acordo com o secretário, cursos de qualificação são oferecidos mensalmente visando à qualificação da mão de obra de forma gratuita aos cidadãos. “São capacitações envolvendo comportamento no mercado de trabalho, informática básica, curso de libras, enfim, são cursos profissionalizantes oferecidos de forma gratuita, basta que os munícipes entrem em contato com a secretaria para se cadastrar”, explica Brayan Roque. 

ESTÁGIO E FUTURO INGRESSO NO MERCADO DE TRABALHO

O secretário Brayan Roque afirma que as vagas de estágio oferecidas pelo município são instrumento importante para que estudantes de Ensino Médio e Superior possam se capacitar, aprimorar seu ensino e ingressar com mais “bagagem” no mercado de trabalho, ingressando futuramente nas empresas de Paranaguá e do litoral. “Assim como em 2017, aumentamos novamente a bolsa-auxílio dos estagiários. Quando entramos na secretaria, os estagiários estavam três anos sem este aumento”, ressalta.

O TRABALHADOR E O DESENVOLVIMENTO DE PARANAGUÁ

“Eu quero parabenizar o trabalhador, todos eles são importantes, os que atuam no chão de fábrica, na beira do cais, na gerência de grandes multinacionais, enfim, os trabalhadores são essenciais para a economia local. O prefeito Marcelo Roque possui uma linha de gestão próxima ao trabalhador e de apoio contínuo de várias classes trabalhadoras de Paranaguá, estamos em contato direto, eles são muito importantes no dia a dia. Estamos à disposição e escutando o que realmente o trabalhador precisa, tentando atendê-los da melhor forma possível. Só quero agradecer e parabenizar a todos pelo dia do trabalhador celebrado no dia 1.º de maio”, finaliza o secretário de Trabalho, Comércio, Indústria e Assuntos Sindicais, Brayan Roque.

Publicidade






Em alta