conecte-se conosco

Economia

Dia dos Namorados impulsiona venda em floriculturas

Buquê de rosas vermelhas ainda é o produto mais procurado

Publicado

em

Há quem prefira presentear com chocolates, itens de vestuário e jantares especiais, mas muitos ainda escolhem manter a tradição das flores para surpreender a parceira. Para alguns, não há nada mais simbólico no Dia dos Namorados do que um grande buquê de rosas. No entanto, as floriculturas aguardam esse momento para investir em novos atrativos que possam deixar o consumidor e o presenteado ainda mais feliz.

Hoje, as flores não vêm mais sozinhas no presente de Dia dos Namorados. Elas ganharam doces, itens de café da manhã, perfumes e ursos de pelúcia, que agregam valor e potencializam as vendas. “As pessoas pedem muito por itens diferenciados, mas já tivemos épocas melhores. Montamos as cestas e deixamos prontas para o cliente escolher”, disse a proprietária de uma floricultura no centro de Paranaguá, Zeni Leichsenring.

Segundo Zeni, apesar da exigência de novos itens, a preferência é pelas rosas vermelhas, que exige uma preparação, já que o produto é perecível. “A gente vem bem cedo, de madrugada, não dá para fazer antes”, afirmou Zeni.

A comerciante sempre abre o estabelecimento aos domingos, mas no caso de datas comemorativas como Dia das Mães e Dia dos Namorados, o horário é estendido também para o período da tarde. “É uma das datas mais importantes em termos de vendas, só não supera o Dia das Mães”, contou Zeni.

Para Josiane Alves Cabral, que trabalha há 35 anos no ramo, o movimento na floricultura tem sido baixo neste ano. “No ano passado, foi ruim porque caiu no domingo e para Dia dos Namorados é melhor, em termos de vendas, quando cai em dia de semana”, comentou. Segundo ela, as rosas realmente são as preferidas dos casais. “A rosa é o carro-chefe e tem que ser a vermelha”, completou.

 


Ursos e corações de pelúcia não faltam nas floriculturas

 

De acordo com a comerciante, é preciso haver um planejamento, já que os preços costumam subir a cada ano, a partir do Dia das Mães. “Os fornecedores dizem que é devido à produção, chuva, calor, sempre tem uma desculpa. Temos que investir nessa época, mas com os pés no chão, porque a procura não é tão grande como no passado”, revelou Josiane.

PESQUISA DE PREÇO

O Procon-PR orientou os consumidores para a compra do presente no Dia dos Namorados. Os consumidores não devem deixar de fazer pesquisa de preços e verificar as condições de pagamento, bem como a veracidade das promoções. No caso da compra de flores, devido ao aumento da procura, pode haver elevação dos preços. “A orientação é que o consumidor, ao escolher entre as variedades de flores e arranjos, pesquise os preços em vários estabelecimentos. Além disso, é preciso saber se a floricultura cobra pela entrega e quanto será essa taxa”, alertou.

Publicidade






Em alta

plugins premium WordPress