Connect with us

Economia

Comércio de Paranaguá funciona das 9h às 22h em dias de semana até 23 de dezembro

Sábado, domingo e véspera de Natal terão lojas abertas em horários diferenciados

Publicado

em

Sábado, domingo e véspera de Natal terão lojas abertas em horários diferenciados 

No início de dezembro, o Sindicato dos Lojistas do Comércio e do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Paranaguá (Sindilojas Paranaguá), através do seu presidente, Said Khaled Omar, divulgou convenção coletiva que especificou o horário especial de atendimento no comércio parnanguara no Natal de 2019, algo que vem sendo aplicado nas últimas semanas como forma de diversificar o horário para que os moradores possam fazer suas compras. Desde a segunda-feira, 16, as lojas estão abrindo das 9h às 22h, o que prosseguirá durante os dias de semana até 23 de dezembro. O sábado, 21, domingo, 22, e a terça-feira, 24, véspera do Natal, também terão horário diferenciado de funcionamento das lojas parnanguaras.

Nas datas de 16 a 20 de dezembro (sexta-feira), o comércio local segue funcionando das 9h às 22h, enquanto no sábado, 21, das 9h às 20h e no domingo, 22, das 9h às 20h. No dia 23 de dezembro (segunda-feira), as lojas abrirão das 9h às 22h. 

Até quem deixar para comprar o presente na última hora terá uma “colher de chá”. Na terça-feira, 24, véspera do Natal, as lojas estarão abertas das 9h às 18h. No dia 25, que é feriado, o comércio estará fechado. “A partir do dia 26, o horário volta a ser normal”, informa o Sindilojas por meio da convenção coletiva. O documento ainda especifica outros detalhes como pagamento de horas-extras e vale-refeição. 

“Fica vedado o trabalho em domingos e feriados, exceto nos domingos no mês de dezembro e aqueles negociados por Termo Aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) ou Acordos Coletivos entre os Sindicatos compactuantes a esta CCT, sendo considerados feriados, além daqueles fixados em Lei Federal, Estadual e Municipal”, informa a CCT, destacando ainda regras em torno do vale-refeição e horário de almoço para funcionários do comércio.  

EXPECTATIVA POSITIVA

Aumento nas vendas já é sentido pelos comerciantes, segundo Anwar Hamud, diretor da Câmara do Comércio Varejista da Aciap

O presidente do Sindilojas Paranaguá, Said Omar, afirma que a expectativa para o Natal e final de ano é meio retraída. “Não temos aquela expectativa grande, mas sabemos que está melhorando. Acreditamos que possa melhorar ainda mais, mas não é um Natal dos sonhos que queríamos ter, mas vai melhorar bastante”, explica. Segundo ele, as últimas semanas antes do Natal são de aumento significativo de clientes. “Com o décimo terceiro salário facilita a vida de muita gente. Muitos colocam as contas em dia para voltar a comprar no crédito. Melhora para todos”, complementa.

O diretor da Câmara do Comércio Varejista da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (Aciap), Anwar Hamud, afirma que os comerciantes já sentiram um aumento nas vendas neste início de dezembro, algo que vem ocorrendo durante todo o mês. “Nos últimos dias antes do Natal o movimento aumenta ainda mais, com o pico de movimentação no comércio”, finaliza. 
 

Continuar lendo