conecte-se conosco

Economia

Cattalini amplia área de tancagem no Porto de Paranaguá

Nova estrutura conta com 19 tanques com capacidade estática para 140 mil m³

Publicado

em

A Cattalini Terminais Marítimos registra atualmente total ocupação do seu novo Centro de Tancagem (CT4). A nova estrutura, inaugurada em fevereiro deste ano, conta com 19 tanques com capacidade estática para 140 mil m³. Além de derivados de petróleo, metanol e óleo de soja estão entre os três principais granéis líquidos movimentados pela empresa.

A operacionalização dos novos tanques, segundo Lucas Cezar Guzen, da área comercial da Cattalini, aconteceu em um momento favorável, em virtude do desequilíbrio de preços de combustível entre o mercado internacional e o doméstico. “O preço do combustível produzido no exterior está mais competitivo que o nacional, fazendo com que as tradings e distribuidoras o importem diretamente”, disse Guzen. Além disso, a estrutura da Cattalini preparada para a movimentação de derivados de petróleo faz da empresa o principal ponto de abastecimento no País.

O novo Centro de Tancagem está preparado para receber cargas de importação e para exportação e sua construção ocorreu paralelamente à instalação de novas plataformas rodoviárias e à dragagem do berço interno do píer da Cattalini. A nova estrutura representa a primeira fase de um investimento de R$ 450 milhões e que, em uma segunda etapa, contemplará a construção de outros 21 tanques, com capacidade para 160 mil m³.

 

Estrutura

Com o CT4, a Cattalini obteve um acréscimo de cerca de 35% no seu potencial de armazenagem e passou a oferecer aos seus clientes um total 520 mil m³ de capacidade estática, distribuídos em 116 tanques, instalados em seus quatro parques de tancagem. Deste total, 430 mil m³ são para armazenagem de inflamáveis e químicos de uma forma geral, o que corresponde a 87 tanques dedicados a este segmento. Os demais 90 mil m³ são para óleos vegetais.

Com estes volumes, a empresa mantém posição de liderança entre os terminais de granéis líquidos, operando o maior parque privado do País. Os investimentos aplicados incentivaram a contratação de pessoal. Segundo a área de Recursos Humanos da empresa, no primeiro semestre deste ano, foram abertos 100 novos postos de trabalho. Hoje a empresa conta com 400 colaboradores.

 

A EMPRESA

Fundada em 1981 na cidade de Paranaguá, a Cattalini Terminais Marítimos é uma operadora portuária independente e ocupa liderança entre os terminais de granéis líquidos no Brasil, com conhecimento comprovado no armazenamento e manuseio seguros de óleos vegetais, químicos e combustíveis. A empresa possui certificação nas normas ISO 14001 e 9001, que estabelecem referências internacionais nos sistemas de gestão e de meio ambiente e certificada na norma OHSAS 18001, padrão internacional para sistemas de gestão de segurança e saúde ocupacional.

 

Da Assessoria

Publicidade






Em alta