conecte-se conosco

Economia

‘Black Friday’ deve movimentar comércio de Paranaguá

A Black Friday já é a quinta data mais importante do comércio varejista brasileiro (Foto: Arquivo)

Publicado

em

Promoções já estão sendo antecipadas nas lojas, porém consumidores devem estar atentos aos falsos descontos

Celebrada atualmente na quarta sexta-feira de novembro, a "Black Friday" foi criada nos Estados Unidos, porém nos últimos anos tornou-se algo comum no Brasil em toda a rede de comércio de bens, serviços e turismo. Em 2019, ela acontece no dia 29 de novembro. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a expectativa é que a Black Friday movimente R$ 3,67 bilhões na economia nacional, tendência de melhora de mais de 10% em relação ao ano passado, algo que poderá também ocorrer em Paranaguá.

De acordo com a CNC, caso a expectativa positiva se confirme, "haverá um aumento de 10,5% em relação às vendas do ano passado, que somaram R$ 3,32 bilhões", detalha. "A Black Friday já é a 5.ª data mais importante do comércio varejista brasileiro. Está atrás do Natal, Dia das Mães, Dia das Crianças e Dia dos Pais, respectivamente", afirma a Agência Brasil.

PARANAGUÁ

Anwar Hamud, diretor da Câmara do Comércio Varejista da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (Aciap), explica que a expectativa do comércio local com as promoções da Black Friday é positiva. "O comércio está animado e disposto a realizar grandes promoções em Paranaguá. Há várias lojas e redes com promoções programadas ou que estão sendo antecipadas. A Black Friday promete ser umas das mais reais", explica.

"Este final de novembro com promoções promete movimentar muito o comércio. As redes puxam bastante a movimentação no centro, então a gente espera que as lojas estejam cheias, com alto movimento de clientes e procura por descontos reais. Há lojas oferecendo descontos reais de 60, 80 e até mesmo 90% em alguns produtos", afirma Anwar Hamud.

"Comércio está animado e disposto a realizar grandes promoções em Paranaguá. Há lojas oferecendo descontos reais de 60, 80 e até mesmo 90% em alguns produtos", afirma Anwar Hamud, diretor da Câmara do Comércio Varejista da Aciap

FRAUDE

Segundo o diretor da Aciap, os consumidores devem ficar atentos às promoções de Black Friday para que não sejam enganados. "Os clientes não devem cair na chamada 'Black Fraude', devem ficar bem atentos ao preço, lembrando o preço do produto antes e o valor após a promoção. Eles devem estar atentos a esta diferença", acrescenta. "Que os consumidores fiquem de olho, analisem bem antes de comprar, não comprem por impulso, sempre lembrando o preço antigo do produto e por quanto ele estará sendo vendido na Black Friday", explica.

Em caso de reclamações ou dúvidas, o Procon Paraná sempre está à disposição do consumidor paranaense de forma on-line no site http://consumidor.gov.br ou no telefone 0800 41 1512.

 

Continuar lendo
Publicidade