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Economia

1.ª parcela do IPTU vence na segunda-feira, 10

Prefeitura emitiu mais de 27 mil carnês no Fácil Municipal e pela Internet

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Na segunda-feira, 10, é o prazo para que os contribuintes paguem a primeira parcela do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) ou garantam o desconto de 12% para pagamento à vista. Assim como no ano anterior, as pessoas precisam se dirigir até o Fácil Municipal, na prefeitura de Paranaguá, para pegar o seu carnê; ou imprimir pela Internet no site da prefeitura. O parcelamento pode ser feito em até seis vezes, sendo que a parcela mínima é de R$50.

Segundo o diretor do Departamento de Rendas Imobiliárias, Fabiel Ricardo, o movimento nesta semana na prefeitura para retirada do carnê aumentou devido à proximidade do prazo para pagamento da primeira parcela. Assim como a emissão do carnê pela Internet, que também aumentou, e é uma forma mais rápida e facilitada, pois os contribuintes podem fazer a impressão de casa.

 

DADOS

Ao todo, o IPTU 2017 em Paranaguá gerou 49.054 carnês. De acordo com o último levantamento realizado pela prefeitura, de 30 de janeiro a 4 de abril, foram atendidos no Fácil Municipal 9.641 contribuintes. Ao todo foram emitidos pelo Departamento de Rendas Imobiliárias (DERIM), 19.632 carnês de IPTU.

Já os que preferiram emitir o carnê pelo portal da prefeitura (paranagua.pr.gov.br) somaram 7.743. Sendo assim, 27.375 contribuintes já estão com os carnês em mãos e precisam providenciar o pagamento da primeira parcela até a segunda-feira, 10, para os que ainda não o fizeram. Caso seja preciso solicitar a revisão e fazer o pedido de isenção, o prazo é dia 30 de junho.

PRAZO PARA PEDIDO DE ISENÇÃO

Aposentados, pensionistas que ganhem até dois salários mínimos, além de o imóvel ter até 120 metros têm direito à isenção de IPTU. Doentes crônicos também possuem esse direito, mas os prazos para solicitação são diferentes. Para os aposentados e pensionistas, o prazo para o pedido de isenção é 30 de junho, já para os doentes crônicos, é até 30 de outubro.

Os que se encaixam em uma das situações para conseguir a isenção devem levar à prefeitura RG, CPF, comprovante de residência, carnê do IPTU atual, certidão negativa do cartório de registro de imóveis, escritura do imóvel, matrícula ou contrato de compra e venda e histórico de rendimentos do INSS. Caso o proprietário seja falecido, é preciso levar também o atestado de óbito e certidão de casamento.

O horário de atendimento no Fácil Municipal é das 11h30 às 17h30 e as senhas são distribuídas até às 16h30.

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