conecte-se conosco

Direito & Justiça

Procon Paraná alerta consumidores sobre o golpe do falso boleto

Diretora do Procon Paraná, Claudia Silvano, alerta para o golpe (Foto: AEN)

Publicado

em

[videoyoutube]mE59Y7J9Gyk[/videoyoutube]

Cidadãos que realizam financiamentos em bancos e financeiras são alvos dos golpistas

Durante esta semana, o Procon Paraná, através da diretora, Claudia Silvano, alertou quanto a um novo golpe digital "na praça": o do falso boleto. Segundo a gestora, clientes que estão com financiamentos junto a bancos e instituições financeiras, e que precisam imprimir segunda via dos boletos para pagamento, estão fazendo buscas na Internet, ao invés de emitir o documento de forma direta com as entidades oficiais, algo que está levando criminosos a criarem sites para impressão de falsos boletos, fazendo com que o lucro ilícito seja obtido pelos golpistas diante de pessoas que acreditam estar pagando suas dívidas.

Segundo a diretora do Procon Paraná, Claudia Silvano, o consumidor deve estar atento para não cair no golpe e evitar prejuízos. "Nessa última semana recebemos várias denúncias de consumidores que têm financiamentos com bancos e financeiras e precisam da segunda via do boleto para pagarem suas parcelas, e ao invés de entrarem em contato pelos canais oficiais ou indicados no contrato ou carnê, acabam digitando no google 'segunda via boleto' e são direcionados para sites falsos", explica.

De acordo com a gestora, o consumidor entra nesse site falso e é direcionado para uma conversa com um número de WhatsApp. "O consumidor acaba mandando seus dados e em cinco minutos eles mandam um boleto, só que é falso, e o consumidor paga e perde dinheiro", explica.

"Nós fizemos um teste, mandamos um CPF fictício, de uma pessoa que não existe e recebemos um boleto em cinco minutos. As pessoas acabam pagando e tendo prejuízo. Isso é necessário divulgar para as pessoas tomarem cuidado e não caírem neste golpe", alerta Claudia Silvano.

DENÚNCIA

Segundo o Procon Paraná, o consumidor que estiver em suspeita de estar sendo vítima do golpe, que inclusive está ocorrendo em todo o Brasil, deve se prevenir, solicitando a segunda via de boletos pelos canais oficiais dos bancos e financeiras. Em caso de dúvida, o Procon Paraná atende diretamente pelo telefone 0800411512. Caso seja vítima do golpe, o cidadão deve registrar a ocorrência no Núcleo de Combate aos Cibercrimes, que tem contato pelo telefone (41) 3304-6800 ou pelo e-mail [email protected], bem como através da 1.ª Subdivisão Policial (1.ª SDP) da Polícia Civil do Paraná (PCPR).

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress