conecte-se conosco

Cultura

“Sombras Inversas” abre na quarta-feira na Casa da Cultura

Na quarta-feira, 21, às 19h na Casa da Cultura Monsenhor Celso, acontece a abertura da exposição…

Publicado

em

Na quarta-feira, 21, às 19h na Casa da Cultura Monsenhor Celso, acontece a abertura da exposição com obras do artista plástico Faustino Zardo. A mostra é uma homenagem póstuma e uma forma de resgatar os trabalhos do artista que faleceu em Curitiba, em junho de 2016.

Zardo era gaúcho e dedicou sua vida à arte, criando esculturas e painéis, os quais lhe deram notoriedade no mundo das artes, em especial no Paraná, onde era mais  conhecido. Entre seus trabalhos de destaque estão a replica da imagem Nossa Senhora da Luz, criada na comemoração dos 300 anos de Curitiba e o Cristo com 12 metros de altura na cidade paranaense de Santa Helena, a qual é a maior  escultura de bronze da América Latina.

Sua ligação com Paranaguá iniciou em 2003, quando uma de suas obras foi selecionada para o 5º Salão de Artes Plásticas, também realizada na Casa de Cultura Monsenhor Celso. Desta vez, um conjunto de suas obras retorna ao local, sem a presença do artista, mas com o prestigio de muitos admiradores que sempre acompanharam seus trabalhos.

Zardo executou obras para os jogos Panamericanos, para a sede do Deutsche Bank, em Frankfurt. Durante o período que passou na Itália aperfeiçoando sua técnica, Zardo expôs suas esculturas em uma coletiva em Pisa.

Para a curadoria da mostra em Paranaguá, intitulada “Sombras Inversas”, é uma oportunidade do público conhecer as esculturas do artista que tem uma técnica diferente dos demais escultores pelo fato de trabalhar com cerâmicas policromadas, resultado de temperaturas muito elevadas com curvas térmicas longas.

A exposição ficará aberta para visitação até o dia 13 de maio. Segundo o cronograma da exposição, haverá oficinas de experimentação com argila ao público infantil.

Publicidade






Em alta

plugins premium WordPress