conecte-se conosco

Cultura

Santuário do Rocio terá Feira do Peixe às quintas-feiras

Estrutura da feira conta com barracas de artesãos, produtores rurais e agora também terá um atrativo a mais com os pescados

Publicado

em

Objetivo é incrementar a renda dos pescadores locais e valorizar a atividade

Em março deste ano, a Feira da Lua passou a ser fixa nas imediações do Santuário de Nossa Senhora do Rocio e, agora, os pescadores também podem incrementar sua renda todas as quintas-feiras no local. Este é um dos dias da semana em que o Santuário mais recebe devotos devido à missa de adoração ao Santíssimo Sacramento, realizada às 18h e às 20h, às quintas-feiras de toda semana.

A Feira do Peixe acontece junto com a Feira da Lua, a partir de quinta-feira, 22, e tem início a partir das 18h para que os visitantes acompanhem as celebrações e depois possam aproveitar para comprar os produtos da tradicional feira e agora também com a venda de peixes e de pratos à base de pescados. A estrutura da feira conta com barracas de artesãos, produtores rurais e pescadores.

A Secretaria Municipal de Comunicação informou que, na próxima semana, haverá uma barraca com quatro pescadores e mais uma barraca com pescadores da Ilha do Amparo, que venderão comidas feitas à base de camarão, como bolinho de camarão, camarão frito e outras opções. No dia 29 de março, a Feira será no Aeroparque com pescados de água doce, com ostras, camarão e carne de siri.

“Queremos valorizar o pescador que é vítima do atravessador, oferecendo o espaço para vender o pescado por um valor menor, mas justo, e garantir a sua subsistência”, explicou o missionário redentorista irmão Jorge Tarachuque.

Com a novidade, espera-se que mais pessoas possam ser atraídas para o bairro Rocio. “A ideia é mobilizar e reavivar o bairro do Rocio com mais atividades. Muitas coisas foram programadas para este mês, temos muitas coisas boas acontecendo”, disse Tarachuque.

Uma das formas de fazer isso é valorizando a pesca artesanal, uma característica da região. “Essa é uma região em que temos a presença de muitos pescadores. Em outras regiões do Paraná predominam a agricultura, por exemplo, cada uma tem um aspecto. Paranaguá tem essa característica das ilhas, dos pescadores e é uma realidade que temos que contribuir, conversar e integrar”, afirmou Tarachuque.

O missionário redentorista acredita que este pode ser o primeiro passo para a criação da Pastoral dos Pescadores. “Quem sabe não possamos voltar ao grande sonho de dom Alfredo que era criar a Pastoral dos Pescadores, ele plantou a sementinha e queremos semeá-la melhor. Houve uma iniciativa, mas muito tímida, e agora queremos retomar isso, reunir os pescadores”, ressaltou.

Santuário tem atraído muitos devotos toda semana com atividades variadas

ATIVIDADES NO SANTUÁRIO

No dia 21 de março, haverá uma palestra gratuita com o tema “Como evitar que seu filho caia na droga. E se caiu, como tirá-lo”, às 19h, com Marcelo Fortunato, ex-dependente químico e coordenador de uma das chácaras de acolhimento e com a psicóloga Cristina Ruaro. “Ele tem muita experiência e, ao mesmo tempo, é um testemunho da saída da situação das drogas. Teremos ainda uma psicóloga para orientar as famílias. Recebemos muitas pessoas preocupadas com a dependência e sem saber como lidar e como tratar, com muitas dificuldades porque o problema é sério”, enfatizou irmão Tarachuque.

A programação de março segue no dia 22, quinta-feira, às 18h e às 20h, com a missa do Santíssimo com participação especial da dupla Álvaro e Daniel. No dia 24 de março, haverá missa às 19h e, em seguida, Show de Evangelização com o ícone da música católica Diego Fernandes.
 

Publicidade






Em alta

plugins premium WordPress