conecte-se conosco

Cultura

Projeto 5C lança filme “Os Improváveis”

O Projeto 5C (Centro Cultural Cecília Correa de Carvalho) realiza atividades educacionais e culturais com crianças do bairro desde 2015.

Publicado

em

Na noite de sábado, 18, aconteceu o lançamento do filme “Os Improváveis” na sede do projeto 5C, no Parque São João. Foram realizadas duas sessões com o auditório lotado.

sessões ficaram lotadas

A noite marcou também a inauguração do Cine 5C com ares de cinema de verdade. O Projeto 5C (Centro Cultural Cecília Correa de Carvalho) realiza atividades educacionais e culturais com crianças do bairro desde 2015. O filme mostra um pouco da realidade social da comunidade. No dia 25 de agosto, serão realizadas mais três sessões (18h, 19h30 e 21h). 

SOBRE O FILME

Produção foi feita por voluntários do projeto

O filme é um curta-metragem de aproximadamente 30 minutos de duração. O elenco é formado por voluntários e crianças do 5C. O roteiro foi feito por João Costa Junior e Lucimar de Carvalho. O filme narra a história de dois meninos nascidos na periferia de Paranaguá com a vulnerabilidade das ruas às suas portas. Lucas de oito anos e seus cinco irmãos moram apenas com a mãe, a qual dedica seu tempo a dois empregos para dar conta do alimento aos filhos. Rian, também com oito anos, porém com um pouco mais de condições financeiras por ser filho de pai rico, porém com a revolta em seu coração pela ausência paterna. São dois opositores na vila onde moram por lutarem pela atenção de seus amigos, tal atrito entre ambos provocará uma história de muitos conflitos, tramas e dramas durante o filme.

CUSTOS

Os custos da gravação foram pagos com o prêmio em dinheiro  ( 10 mil reais) que o Projeto 5C recebeu no ano passado do Instituto Legado de Curitiba, ficando entre os três finalistas no Brasil. A entrega da premiação reuniu as ONGs de todo País que se destacam em empreendedorismo social.

Filme teve imagens reais das atividades do projeto

 

“Quando recebemos o prêmio, iríamos investir na construção do banheiro e barracão para as crianças, pois não tínhamos um espaço adequado. Mas conseguimos doações e construímos, e o dinheiro que havíamos recebido está sendo destinado para o filme”, explica João da Costa, responsável pelo projeto.

O PROJETO

João da Costa com a representante do Instituto Legado de Curitiba antes da estreia do filme

As atividades do 5C funcionam todos os sábados no Parque São João das 13h30 às 17h. No local, fundos da associação médica, cerca de 50 crianças têm contato com oficinas de violão, teclado, flauta, vôlei, futebol, Jiu-Jítsu e boxe. Além de pintura, artesanato, dança e teatro.

O objetivo é ocupar o tempo ocioso das crianças aos fins de semana trabalhando com cinco valores: conscientização, conhecimento, cultura, cooperação e comunidade. João da Costa conta que passou a se dedicar às causas sociais, depois que seu primo, foi assassinado, em 2015, por envolvimento com as drogas.

A sede está localizada na Rua Lucinda Rodrigues Campos, 65. Parque São João, Paranaguá. Informações pelo telefone: (41) 98433-9574.

 

 João da Costa e as crianças que participaram do filme

Continuar lendo
Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress