conecte-se conosco

Cultura

Poeta parnanguara é selecionado para evento em Portugal

Abdul Assaf está comemorando 25 anos de atividades artísticas.

Publicado

em

O poeta Abdul Assaf passa a ser o primeiro brasileiro a integrar um projeto literário português. A noticia foi confirmada recentemente, destacando o trabalho do parnanguara que agora toma uma dimensão maior.

Seu trabalho será incluso no projeto que reúne 365 poetas portugueses, intitulado “Poemário 2018”.   Trata-se de um projeto literário produzido e promovido pela editora Pastelaria Studio da cidade de Lisboa em Portugal, que até então reunia  apenas poetas portugueses.

“Quebrando paradigmas e rompendo fronteiras passo a ser o primeiro poeta brasileiro a fazer parte deste trabalho extraordinário, sendo eu o único poeta brasileiro. E com isso, a minha poesia atravessa, mais uma vez, fronteiras no intuito de espelhar sensibilidade e reflexão sobre a vida, bem como, a cultura parnanguara”, destacou.

 

25 anos de atividades

A trajetória artística de Abdul Assaf iniciou primeiramente através dos desenhos, participando de exposições variadas na Casa da Cultura Monsenhor Celso. Em 2009 escreveu a poesia “Oh Paranaguá”, a qual foi a vencedora do Varal de poesias da Fafipar.

Em 2010 Abdul ganhou destaque nacional ao ter participado do Concurso Nacional de Poesias Júlia da Costa promovida pelo Isulpa. Em 2011, a convite da professora Lúcia Helena de Freitas Rocha, passou a integrar o Centro de Letras “Leôncio Correia” como confrade, recebendo uma comenda pelo seu destaque no meio literário de Paranaguá.

Em seu currículo, consta o II. Concurso Literário “Castro Alves” (evento de nível internacional promovido pela Academia Rio Grandina de Letras na cidade litorânea de Rio Grande, no Rio Grande Sul realizado em 2011), obtendo uma indicação ao prêmio pelo seu destaque neste evento. 

“Cheguei ao longo de quase uma década de carreira, a um número extraordinário de 682 publicações entre jornais, portais eletrônicos e antologias poéticas tanto a nível regional quanto a nível nacional contrastando 05 prêmios já conquistados, ambos em Paranaguá. Contudo, posso assim me considerar um poeta de alma e coração puro ao qual, venho me projetando no cenário literário brasileiro, e agora internacional. Não só apenas com meus poemas, transmitindo minhas mensagens de reflexão sobre a vida, o amor e a paz, mas sim, divulgar a cultura literária de Paranaguá tão rica e valorosa, ao qual, revelou tantos nomes ”, finaliza.

Publicidade


Em alta