conecte-se conosco

Cultura

Parnanguara lança livro na capital

Jovem de 17 anos é a única mulher a escrever uma obra sobre o karatê Goju Ryu

Publicado

em

Cecília Leal e Aníbal Severo (coautor) lançam neste sábado, 15, a partir das 16h na livraria Cultura (Shopping Curitiba)  o livro “Aos Olhos de um Tigre – A filosofia do karatê Goju Ryu”. A obra é resultado  de uma pesquisa feita por Cecilia tendo como fonte de consulta o seu mestre de karatê, o professor Severo.

A jovem parnanguara tem 17 anos e desde criança atua nesta modalidade esportiva e ao chegar a um nível mais elevado de aprendizagem sentiu falta de material específico sobre o assunto no mercado. Em virtude dessa escassez de livros sobre o karatê Goju Ryu, Cecilia passou a entrar em contato direto com seu mestre, o professor Aníbal Severo, tradicional professor de karatê de Paranaguá.  

“Eu treino Karatê desde meus cinco anos de idade, sempre com meu mestre Aníbal de Jesus Severo, e, desde pequena, notei a ausência de uma obra que abrangesse não só a técnica do Karatê do estido Goju-ryu, como a história e filosofia dessa arte marcial. Quando me aproximei da faixa-preta, vi o quão escasso era meu conhecimento teórico e pedi para que meu mestre me auxiliasse, fornecendo material de pesquisa e sua própria experiência. Escrevi o livro, no entanto, com a finalidade de conseguir passar esse conhecimento para meus pequenos atletas, as crianças que iniciavam os treinos sedentas por informação”, explica.

Cecilia ainda destaca que o livro é como um manual, um dos poucos livros  sobre o Karatê do estilo Goju-Ryu, único escrito por uma mulher, ainda mais por uma menina da sua idade. Único também no sentido de tratar de forma sucinta sobre as artes marciais, e por fim, uma obra internacional, impressa e publicada em Portugal, escrita por uma parnanguara.

“O livro  é como uma homenagem ao meu mestre. Ele me forneceu informação e conhecimento durante toda minha vida, então, escrevi um livro para ele. No entanto, ele recebe o título de coautor”, explica. Até 2016, Cecilia estuou no Colégio Bom Jesus e desde fevereiro reside em Curitiba para fazer faculdade, Direito na FAE e Hstória – Memória e Imagem na UFPR. Ela convida os parnanguaras para o lançamento em Curitiba e antecipa que poderá ocorrer em breve um lançamento em Paranaguá.

Publicidade


Em alta