conecte-se conosco

Cultura

Ônibus-biblioteca tem atraído crianças e adultos para a leitura

Projeto é uma ação do Ministério da Cultura e Instituto Mosaic

Publicado

em

Desde segunda-feira, 14, quem passa pela Praça de Eventos Mário Roque se depara com um ônibus-biblioteca, que conta com um acervo de dois mil livros para empréstimo gratuito e atividades educativas, lúdicas e culturais. O projeto “Livros nas Praças” permanecerá na Praça Mário Roque até amanhã e entre os dias 21 e 25 de agosto estará na Praça Tupi, na Rua Tapajós, esquina com Rua Tupinambás, na Vila Guarani.

As atividades acontecem das 10h às 16h e têm literatura infantojuvenil e para adultos. Quem trouxe a iniciativa para Paranaguá foi o Ministério da Cultura e o Instituto Mosaic, por meio da Lei Rouanet. No ano passado, as ações atingiram mais de 37 mil pessoas com um trabalho sendo realizado no Rio de Janeiro e Paranaguá.

De segunda-feira até ontem, 16, mais de 500 pessoas já haviam comparecido ao ônibus para conferir a atração. Segundo um dos coordenadores do projeto, Alex Sandro Ribeiro Borges, o projeto nasceu no Rio de Janeiro há quatro anos. “O propósito é incentivar a leitura em locais que têm pouco acesso e pouca atividade de incentivo. No Rio de Janeiro, ele nasce como um projeto exclusivo para crianças e, à medida que elas vinham, traziam os pais também e percebemos a necessidade de trazer uma literatura infantojuvenil e para adultos. Hoje, com quatro anos de projeto, circulamos não só no Rio, como também em outros Estados como Santa Catarina, São Paulo, Bahia, Alagoas e Sergipe”, disse Alex Sandro.

O coordenador afirmou que os parnanguaras têm um grande interesse pela leitura. “As crianças ficam bastante interessadas pelos livros, os pais e também pessoas que passam pela praça. Alguns querem comprar os livros, mas o nosso trabalho é apenas empréstimo”, comentou.

 


Um dos coordenadores do projeto, Alex Sandro Ribeiro Borges, destacou que o acervo conta com mais de 2 mil livros

 

Para emprestar um dos exemplares disponíveis, é preciso levar a carteira de identidade e um comprovante de residência. “Cada um pode levar até dois livros e a permanência é de 15 dias, pode devolver na Praça Mário Roque ou na Vila Guarani, onde estaremos na próxima semana. Quem não puder entregar neste período, a Secretaria de Educação estará aberta para que as pessoas possam entregar e depois recolhemos”, declarou Alex Sandro.

LEITURA ACESSÍVEL

O projeto Livros nas Praças conta ainda com a prateleira de “Livros Acessíveis”, a qual disponibiliza 75 exemplares para atender pessoas com deficiências múltiplas, principalmente os deficientes visuais. Conta, também, com uma cadeira de transbordo que auxilia pessoas com deficiências motoras e idosos.

De acordo com a assessoria de comunicação do Instituto Mosaic, a realização do projeto acontece com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, que elabora o cronograma para que todas as crianças da rede municipal visitem o ônibus, participem das atividades e desenvolvam o hábito da leitura, ferramenta fundamental para uma educação de qualidade.

 

Ônibus ficará na Praça Mário Roque até sexta-feira, 18

 

 

 

 

Foto de capa: Juliana Leandro

Publicidade


Em alta