conecte-se conosco

Cultura

Mandicuera leva a cultura caiçara para outras cidades

Turnê foi viabilizada pelo Prêmio Arte Paraná, da Secretaria de Cultura do Governo do Estado

Publicado

em

A Associação Mandicuera de Cultura Popular iniciou no sábado, 25, uma turnê por diversas cidades do Paraná a fim de divulgar o Fandango Caiçara e as Folias do Divino Espírito Santo. São cinco apresentações de Fandango que estão passando pelas cidades de Umuarama, Ponta Grossa, Guarapuava, Pato Branco e Curitiba.

Além do fandango também está sendo apresentada a Folia do Divino, em conjunto com a Folia de Guaratuba, nas cidades de Londrina, Ponta Grossa e Curitiba. As apresentações pelo interior e capital foram viabilizadas pelo Prêmio Arte Paraná, da Secretaria de Cultura do Governo do Estado.

Nas apresentações de Fandango, Mestre Aorélio Domingues e o Grupo Mandiuera divulgam o recém-lançado CD “Amanhece – Fandango Caiçara”. O CD registra modas tradicionais, de domínio público; mas também há modas atuais compostas por Aorélio, em parcerias diversas, reforçando a vitalidade do ritmo. Há no disco também o registro de outras manifestações da Cultura Caiçara, como o Boi de Mamão e a Folia do Divino Espírito Santo.

Nas Folias do Divino, as apresentações serão conjuntas da Folia de Paranaguá com a Folia de Guaratuba. Ambas têm tradição de mais de dois séculos e fazem anualmente a Romaria do Divino por todo o litoral do Paraná. Foram passadas oralmente de geração em geração até os dias atuais e possuem a musicalidade própria do povo Caiçara, preservando características medievais, que as diferem do restante do Brasil.

“A viagem pelo interior do Paraná está divulgando a cultura caiçara fazendo com que os paranaenses possam conhecer mais sobre a cultura do seu próprio Estado”, destaca Aorélio.

"O Paraná é muito dividido culturalmente. O Sul Gaúcho, o Centro e o Norte Caipira e o Litoral Caiçara. Nosso Estado tem essas divisões bem marcadas da Cultura Brasileira, então é difícil que o Fandango seja o ritmo de todo o Estado do Paraná”, enfatiza.

 

PRÊMIO ARTE PARANÁ

A Secretaria de Estado da Cultura divulgou, no dia 17 de novembro, o resultado do Edital 005/2017 do Prêmio Arte Paraná – Terceira Edição, voltado para a cultura tradicional e popular. Foram selecionados sete grupos de Fandango, Folias e Hip Hop que farão aproximadamente 25 apresentações em municípios com mais de 50 mil habitantes de diferentes regiões do Estado.

“O objetivo é fazer com que o Paraná se reconheça. Nossas expressões culturais tradicionais e populares são riquíssimas, mas ainda poucos as conhecem, até mesmo pela dificuldade de acesso a elas. Este edital dedicado à cultura popular é justamente para atender a esta demanda”, disse o secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani.

Publicidade






Em alta

plugins premium WordPress