conecte-se conosco

Cultura

Grupo Samba de Pareia de Sergipe se apresenta em Paranaguá

Dança quilombola surgiu há 300 anos e faz parte da cultura popular do nordeste

Publicado

em

O programa Sonora Brasil acontece em mais uma edição em Paranaguá. Será no sábado, 1.º, no Sesc, às 20h, com apresentação do Samba de Pareia da Mussuca.

O evento tem entrada gratuita sendo voltado para públicos de todas as idades. O samba de pareia surgiu há mais de 300 anos entre os povos escravos que trabalhavam nos canaviais, como forma de ocupar o pouco tempo de descanso que os trabalhadores tinham ao longo de sua jornada diária de trabalho.

O grupo é liderado por uma mestra, dona Nadir. É dançado por mulheres e o principal rítmico, a pisada dos tamancos das dançadeiras. O povoado Mussuca fica no município de Laranjeiras, a 23 km de Aracaju (SE), é uma comunidade remanescente quilombolas que se empenha nas tradições herdadas de seus antepassados. A sobrevivência dessa coreografia se dá pelas mulheres do povoado, que dançam marcando o ritmo sapateando com seus tamancos, mas também com chocalhos, cuíca e tambores (os homens apenas tocam). 

O QUE É

O Sonora Brasil é um projeto do Departamento Nacional do Sesc que busca despertar um olhar crítico sobre a produção e os mecanismos de difusão da música no País. Promove a integração cultural entre diferentes regiões do País, resgatando o que cada povo tem de singular. Em duas décadas, o projeto bianual já levou música a mais de 150 cidades e cerca de 600 mil pessoas.

 

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress