conecte-se conosco

Cultura

Festival de Teatro é destaque no fim de semana

Festpar chega em sua 7.ª edição com peças para todos os públicos

Publicado

em

Até o dia 13 de novembro, o VII Festival de Teatro de Paranaguá, promovido pela Fundação Municipal de Cultura (Fumcul), tem diversas apresentações para todos os públicos. Com estreia na sexta-feira, 4, com a peça “Bodas de Sangue”, da companhia Gente do Rachel Costa, a programação segue neste fim de semana com as apresentações cênicas.

A entrada no Teatro Municipal Rachel Costa para o Festival é franca, mas o público interessado em assistir às peças pode ajudar crianças carentes no Natal, levando um brinquedo para doação. Haverá caixas no Teatro Rachel Costa, no Conservatório Waltel Branco e na Casa Cecy, sede da Fundação de Cultura (Fumcul), para a arrecadação.

A diretora administrativa financeira da Fumcul, Isabele Miranda, explicou que, ao final do Festival, a premiação ocorrerá para as três melhores peças teatrais inscritas, após avaliação de três jurados contratados, sendo dois de Curitiba e um de Paranaguá. Os ganhadores receberão uma quantia em dinheiro e troféu.

 

PROGRAMAÇÃO

No sábado, 5, o Festival traz a peça já conhecida pelo público parnanguara, “A República”, da Cia Novah de Teatro, que será apresentada às 15h, com indicação livre. Já às 20h do sábado, a Cia Novah de Teatro traz outra peça, “O Sétimo Dia”, com indicação acima de 16 anos. No domingo, 6, às 15h, haverá a apresentação da peça “O Bigode Lara”, da Cia Maré Arte de Teatro e, às 20h, a Cia A Louca Mente Teatral traz a peça “Inmoral”.

Para começar a semana, no dia 7, segunda-feira, às 10h, a manhã é dedicada às crianças, com a peça "Sítio do Pica Pau Amarelo", da companhia Gente do Rachel Costa. Ainda no dia 7, a peça elencada faz referência a um dos maiores escritores brasileiros, "Amores de Machado de Assis", do Grupo Letras Cênicas, que será exibida às 15h. Na segunda à noite, a atração fica por conta de "Queens de Copacabana", do Grupo Trincas do Rio, às 20h.

Na terça-feira, 8, a peça "Gaiolas", da Cia La Polilla de Teatro, se apresenta às 10h. Também na terça, às 15h, o público infantil poderá conferir a peça "O Rei Leão", da Cia Mákara. Às 20h, será a vez da Cia Imaginarius subir ao palco com a peça "Perdoa-me por me traíres".

Abrindo as apresentações de quarta-feira, 9, às 10h, a Cia Cultural Rainha Maçã, traz "Arauto conta a história de Todas as Histórias". Às 15h, "De Meninas, Sonhos e Cantigas", da Cia de Artes Cênicas Sem Farça Modéstia. Às 20h de quinta-feira, será a vez de "Cabaret La Femme", da companhia Turmashow.

O Projeto Lab Móvel, da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Litoral apresentará no dia 10, quinta-feira, às 15h, a peça "O dia em que o Brócolis Salvou a Terra" e, às 20h, a Cia Maré Arte de Teatro apresenta "Arreda". Na sexta-feira, 11, às 15h, a R.J. Mercurio Produções expõe "O Mapa do Meu Mundo" e, às 21h, a mesma companhia traz "O Mapa do Meu Mundo". Ainda na quinta-feira, às 20h, o Grupo Teatral Porão traz "Animais Anômalos" (Saguão).

As últimas apresentações ficarão por conta da peça "Fantasma de Canterville", da Companhia Impacto em Cena, às 10h, e "Cordel do Cavalo e do Sábio", da mesma companhia, às 15h. O encerramento da VII edição do Festpar acontecerá no dia 13, domingo, às 20h, com noite de gala para a entrega das premiações.

Publicidade






Em alta