Connect with us

Cultura

Exposição ‘Rogai por Nós’ é aberta no Museu

Mostra reúne fotos e imagens religiosas de Antonina

Publicado

em

Foi aberta no sábado, 19, a exposição “Rogai Por Nós”, organizada pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A mostra fez parte da programação do Circuito CulturArte UFPR que ocorreu na semana como atividade preparatória do Festival de Inverno de Antonina.

Quem for ao museu irá conhecer um pouco da cultura popular e sacra de Antonina. Isso porque estão sendo apresentados 21 estandartes, fotos e imagens religiosas, sendo que cada peça traz a história e memória de 19 capelas e igrejas católicas do município de Antonina.

A mostra é realizada pelo Museu em conjunto com o Grupo Folclórico Boi Barroso pelo projeto Mutirão Mais Cultura na UFPR e busca expressar o encontro dialógico de duas culturas, das quais estas não se fundem nem se confundem, e sim, cada uma mantém a sua unidade e a sua integridade aberta, mas elas se enriquecem mutuamente.

A exposição busca mostrar que as comunidades de cada capela antoninense são parte importante da configuração da cidade como espaço de memória.  Durante a abertura, aconteceu a apresentação do Bloco Boi Barroso que é mantido pela família Pinto, tradicional em Antonina por colaborar com a preservação da cultura popular.

Foi justamente essa família a primeira a realizar tal exposição das peças sacras ligadas às capelas da cidade. A realização dessa exposição foi possibilitada pelo “Projeto Mutirão Mais Cultura na UFPR”, vinculado ao Ministério da Cultura (MINC) e do Ministério da Educação (MEC).

Vale destacar que o Projeto Mutirão Mais Cultura na Universidade desenvolve ações no litoral. Essas atividades acontecem em parceria com associações de moradores, quilombolas, indígenas, carnavalescos e artesãos.

Equipe de Curadoria da exposição é formada por integrantes do grupo Folclórico Boi Barroso em conjunto com a Universidade Federal do Paraná pelo Projeto Mais Cultura. Permanece aberta para visitação até o dia 19 de setembro.

Continuar lendo