Na quarta-feira, dia 23, às 14h30, na Casa Cecy, acontece a oficina de apresentações e orientações do projeto “Cultura Gera Futuro”, do Ministério da Cultura. A expectativa é reunir cerca de 30 pessoas ligadas aos movimentos artísticos de Paranaguá.
A oficina tem como objetivo capacitar artistas e produtores culturais em temas como: economia criativa, Lei Rouanet e outros mecanismos. A iniciativa vai mostrar como as atividades criativas e culturais são aspecto fundamental do desenvolvimento econômico e social do País.
Para Tino Zella, superintende de Cultura da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, o mais importante é estimular a ampliação do alcance da política cultural e dos instrumentos de fomento à cultura.
“Trata-se de uma oficina de apresentação e orientação aos grupos culturais e mestres que tenham desejo de se inscrever nos editais de Cultura Popular. Por isso é importante a participação dos artistas que se interessam pelo tema”, ressaltou.
A notícia empolgou muitos artistas em virtude da possibilidade de entrar em contato com a chamada ‘parte burocrática’ de uma maneira descomplicada. Juan Roseno, cantor e compositor de 24 anos, ressaltou as vantagens da oficina.
"Creio que essa oficina chega para derrubar uma das barreiras que faz muita gente criativa desistir dos projetos e editais. Me contento em ver isso acontecendo aqui em nossa cidade", apontou.
Em 2018, há R$ 1,35 bilhão de recursos disponíveis para incentivo a projetos via Lei Rouanet em todo o Brasil e cerca de R$ 1,5 bilhão para o fomento ao audiovisual, via Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e Lei do Audiovisual. Nosso objetivo é fazer com que esses recursos cheguem a um número cada vez maior de projetos, de diferentes regiões do País.