conecte-se conosco

Cultura

Circuito da Maré traz ‘Boi Barroso’ a Paranaguá

Apresentação acontece dia 29 na Feira da Lua

Publicado

em

A Mostra de Artes ‘Circuito da Maré’ abre as atividades de 2019 com apresentações do tradicional bloco Boi Barroso de Antonina. As atividades acontecem há dois anos, sendo contempladas pelo edital “Circula Paraná”, da Secretaria de Estado da Cultura e tem os patrocínios da Copel e Sanepar.

O circuito sempre leva atrações diferentes para as cidades históricas do litoral visando ao intercâmbio e formação de plateia. O primeiro espetáculo do ano será com o ‘Boi Barroso’ na sexta-feira, 25, às 21h, na Praça Jeketi, em Antonina. Dia 26 em Morretes às 13h30 (no coreto à beira do rio Nhundiaquara) e dia 29 em Paranaguá, às 19h30, na Feira da Lua.

96 anos de história

O Bloco Boi Barroso é antigo, sendo redescoberto através de um trabalho de pesquisa feito pelo saudoso historiador Luiz Siqueira.

“Em 2006 nós tivemos a vontade montar um bloco carnavalesco e ao invés de criar algo novo achamos melhor resgatar algum bloco extinto. Em pesquisas foi constatado que até 1922 existiu o Bloco Boi Barroso em Antonina”, explicou Lizangela Siqueira, filha do pesquisador.

O estudo foi feito em jornais antigos através de reportagens da época. Outra descoberta foi o nome do fundador, Luiz Pedro Benedaque. Com isso, o bloco entrou na prática, participando do Carnaval de rua de Antonina, após quase 90 anos.

A dança do boi-bumbá de Antonina começou em 1920, quando Pedro Benedaque, imigrante vindo de Santa Catarina, implantou no Carnaval o bloco do Boi Barroso. O fundador viveu até 1962.

No bloco, todos os integrantes se divertem vivenciando personagens folclóricos que foram imortalizados no imaginário popular.

“Além de fantasias, o bloco conta com alguns personagens como a mula sem cabeça, a Bernúncia, que é na verdade o bicho-papão que nas histórias comia as crianças que não eram batizadas. Também temos boizinhos para as crianças e muitas outras personagens do folclore”, explica Josemeri Pinto Mayer, uma das responsáveis pelo bloco.

Josemeire convida os parnanguaras para a apresentação

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress