conecte-se conosco

Cultura

Centro de Letras promove evento cultural no Museu

Encontros são promovidos mensalmente na instituição

Publicado

em

O Centro de Letras de Paranaguá Leôncio Correia promoveu na noite de segunda-feira, 13, no auditório do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná (MAE-UFPR), um evento cultural, o qual é realizado mensalmente. 

Desta vez, foram três palestrantes: Monica Helena Goulart, Ana Vanali e Alessandro Cavassin Alves, que são autores do livro “Nepotismo, Parentesco e Mulheres”, uma obra coletiva, coordenada pelo cientista político e professor Ricardo Costa de Oliveira, da Universidade Federal do Paraná.

A escritora Monica Helena Goulart apresentou na palestra a trajetória das mulheres que ocupam e ocuparam cargos de deputadas na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), desde a sua primeira representante, Rosy de Macedo Pinheiro Lima, em 1947, até as deputadas que ocupam atualmente cadeiras na ALEP. “Para isso, destacarei os principais aspectos biográficos e suas trajetórias individuais e familiares. Então é um prazer poder estar conversando aqui no Centro de Letras sobre o tema”, destaca Monica.

Ana Vanali estará analisando a imagem da mulher curitibana durante o período da Primeira República, através de alguns aspectos da trajetória das professoras, Luiza Josepha e Soledad Correia de Freitas, que conseguiram se inserir em um processo social mais amplo.

Alessandro Cavassin fez uma análise de políticos, vereadores e juízes de paz curitibanos entre 1856 a 1889, em que se destaca o papel da esposa enquanto elo fundamental em tais relações.

O estudo mostra vários canais de exercício de poder, constituídos pelo complexo de relações sociopolíticas e culturais, clientelistas, familiares e, ainda, o extraordinário crescimento em influência dos grupos dominantes através de redes bem definidas.

Os artigos dessa coletânea analisam diversos temas relativos ao nepotismo e ao parentesco, em que foi possível confirmar a importância do papel da mulher neste poderoso esquema de acesso e manutenção do poder.

A presidente do Centro de Letras de Paranaguá, Gilka Correia, destaca que no mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o tema cai como uma “luva” para o momento. “As mulheres estão assumindo suas posições no mundo e, ao mesmo tempo, temos pouca representação de mulheres na política. Queremos com isso mostrar que as mulheres devem adentrar nos vários campos e principalmente na política”, enfatiza Gilka, agradecendo a participação de todos.

 

Publicidade






Em alta

plugins premium WordPress