conecte-se conosco

Cultura

Biblioteca Mário Lobo completa 4 anos e expande atividades

Estudantes trocam ideias com escritores fortalecendo o intercâmbio cultural

Publicado

em

A Biblioteca Mário Lobo está completando 4 anos de atividades prestadas à comunidade. Várias ações estão integrando a programação, aproximando os estudantes do espaço e fortalecendo o intercâmbio cultural. 

Na semana passada, atividades reuniram escritores, poetas e cronistas através de debates e mesas redondas com a participação de estudantes secundaristas e acadêmicos.  Um deles foi o escritor mineiro Luiz Ruffato, o qual destacou sua trajetória e enfatizou sua obra “Eles eram muitos cavalos” (2001), romance apontado pela crítica como uma das mais importantes obras da ficção brasileira contemporânea. A programação também contou com a presença do poeta parnanguara Abdul Assaf. Ele  comandou uma roda de conversa com alunos do Ensino Médio do Instituto Estadual de Educação Dr. Caetano Munhoz da Rocha. A semana comemorativa também teve a presença da cronista Kátia Muniz, que pôde falar sobre seu trabalho e responder a perguntas dos alunos participantes.

Estudantes de vários estabelecimentos também tiveram a oportunidade de conferir sobre as lendas de Paranaguá. A apresentação marcou o dia do folclore integrando também as comemorações dos 4 anos da Biblioteca.

De acordo com o poeta Abdul Assaf, a participação dos estudantes na Biblioteca aumenta o interesse pela leitura. “Isso faz com que eles abram um horizonte sobre o mundo a nossa volta, criando pontos de vista sobre infinidades de assunto que mexem no cotidiano do dia a dia. Estimula o hábito da leitura e da literatura para os jovens que retornam ao local trazendo outros amigos e criando um vínculo literário no fomento desta cultura tão deixada de lado nos dias de hoje”, destacou o poeta.

UMA NOITE NA BIBLIOTECA

A próxima atividade desenvolvida no espaço cultural será “Uma noite na Biblioteca”, nos dias 23 e 24 de setembro. A iniciativa oferece ao público infantil uma série de atividades gratuitas relacionadas ao universo da leitura. A programação tem início no final da tarde e segue durante a noite e madrugada com dança, música, contação de histórias, teatro, oficinas e gincanas. Os participantes dormem na Biblioteca e o evento termina na manhã do dia seguinte com um café da manhã. As inscrições são gratuitas e acontecem até o dia 20 de setembro sendo voltadas para crianças de 7 a 10 anos. Estão sendo oferecidas 30 vagas.

 


Projeto "Uma noite na Biblioteca" iniciou em 2011, na Biblioteca Pública do Paraná e expandiu para outras cidades

Publicidade


Em alta