Logotipo

Sindilojas e Sindicato dos Empregados divulgam horário de atendimento

19 de junho de 2018

Nos dias em que o Brasil jogar às 9h, as lojas abrirão suas portas às 12h e encerrarão expediente às 19h.

Compartilhe

Na sexta-feira, 15, o Sindicato dos Lojistas do Comércio e do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Paranaguá (Sindilojas Paranaguá) e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Paranaguá divulgaram o horário oficial de atendimento nas lojas de Paranaguá em dias úteis que houver partidas da Seleção Brasileira na Copa do Mundo 2018. As entidades destacaram que a decisão foi tomada em conjunto, com foco no respeito aos empregadores e empregados do comércio local, com assinatura de acordo coletivo.

De acordo com as entidades, nos dias em que o Brasil jogar às 9h, como irá ocorrer na sexta-feira, 22, as lojas abrirão suas portas às 12h e encerrarão expediente às 19h. Nas datas em que as partidas acontecerem às 11h, o comércio abrirá às 8h, fechando às 10h para os funcionários assistirem aos jogos e reabrindo das 14h às 18h. Por fim, de acordo com o Sindilojas e Sindicato dos Empregados, quando os jogos forem às 15h, as lojas abrirão às 9h, fechando suas portas às 14h para o jogo do Brasil, e reabrindo as portas às 18h, fechando às 19h.

“As horas trabalhadas a menos de oito horas diárias não poderão ser compensadas nem lançadas em banco de horas, por se tratar de um horário especial”, destaca o documento que decretou o horário especial durante a Copa do Mundo. Ainda de acordo com os entes sindicais, o acordo coletivo possui validade em toda a base territorial do litoral do Paraná, devendo inclusive ser fixado em locais visíveis aos funcionários.

“O comércio tem a liberdade de conversar com seus funcionários. Este é o horário, agora se ele quiser ou achar que tem que fazer outro horário diferente, se abrir mais tarde, é problema de cada um, mas este é o horário que tem que seguir”, explica Said Khaled Omar, presidente do Sindilojas Paranaguá.

“O nosso horário final é este para ter um parâmetro”, explica. Ainda de acordo com o presidente, o horário foi firmado para que os funcionários tenham uma hora de antecedência do início do jogo para saírem do local do trabalho e assistir à partida no local em que desejarem, bem como com mais uma hora para que voltem às lojas após o término da partida.

CONFIRA OS HORÁRIOS DO COMÉRCIO DE PARANAGUÁ EM DIAS ÚTEIS DE JOGOS DO BRASIL:

9 HORAS
Abertura: 12h
Término do expediente: 19h

MEIO-DIA - 12 HORAS:
Abertura: 8h
Término parcial do expediente: 11h
Reabertura: 14h
Término do expediente: 18h

15 HORAS DA TARDE:
Abertura: 9h
Término parcial do expediente: 14h
Reabertura: 18h
Término do expediente: 19h


Colunistas