Quando escrevo esta coluna, todos os olhares estão sobre o campeonato paranaense da primeira divisão, onde neste momento além da dupla da capital, Maringá, Azuriz, Cianorte, Cascavel, entre outros estão na luta pelo título Estadual. Daqui a pouco vem o Campeonato Estadual da segundona ou o campeonato da série B estadual, como queiram. Alguns clubes após a festa do carnaval, vão iniciar os preparativos para disputará a série B, começam a pensar na comissão técnica e afins. Me contaram que o Rio Branco em março começa se preparar para disputar a segundona. Pretendo ainda neste mês de fevereiro, trocar uma ideia pessoal com o presidente Alex Jacomel, para saber os planos e projetos do nosso Rio Branco. Daí explico aos leitores, todas as informações dadas pelo presidente do clube.
GOLEADORES
O jogo de futebol é uma eterna disputa da defesa contra o ataque, normalmente os clubes iniciam suas equipes por uma defesa sólida, justamente para evitar os gols do ataque adversário. O futebol gaúcho tem uma máxima, um grande time começa por uma defesa sólida. Já os cariocas sempre priorizaram ter bons atacantes. Assim é o futebol brasileiro, com suas peculiaridades. Vejam o que acontece neste momento com a dupla ATLETIBA, o atacante Mastriani veio das Minas Gerais para fazer gols para o Atlhético, estreou goleando. O Coritiba foi buscar no Japão o atacante Leandro Damião, para encontrar também o caminho do gol. Mastriani e Damião, os goleadores que estão chegando, boa sorte para os dois.
JOGOS DE HOJE
Esta tarde em São José dos Pinhais o São Joseense recebe o Operário de Ponta Grossa, um jogo importante para os donos da casa, precisam pontuar para fugir da lanterna da competição. Já o visitante, se recupera na tabela e pretende buscar os pontos que possam lhe dar a classificação. Imagino um jogo de mais determinação do que técnica. O Azuriz recebe o Maringá em um jogo entre duas boas equipes, o Maringá seguidamente lidera a competição, e o Azuriz está entre os primeiros colocados. Jogo de difícil prognóstico e de boa qualidade técnica. O nosso campeonato começa a definir os classificados para a segunda fase. A parte técnica melhora a cada rodada.
FUTEBOL ATUAL
Hoje é já algum tempo. ” Se corre mais futebol do que se joga futebol.” Uma frase do técnico Otacílio Gonçalves da Silva Junior, um campeoníssimo treinador do nosso futebol. Verdade nua e crua, os grandes clubes do futebol brasileiro, correm mais do que jogam. Os craques do passado são lembrados diariamente nas redes sociais, por suas qualidades individuais. Hoje o futebol ficou robotizado, grandes atletas, quase perfeitos atletas, e pouca técnica. A prioridade é pelo atleta, não pelo jogador e sua técnica. Oromar, Luís Antônio, Odair, Bonin, não teriam espaço nos grandes clubes, eram técnicos, sabiam jogar bola. Hoje precisa ter altura superior a 1,80 e ser atleta na acepção do termo. Qualidade individual, drible, é coisa do passado. Tem jogador que durante a partida não dá um drible, só toca na bola para trás ou para o lado! E joga em time grande. Quantas saudades do velho futebol brasileiro pentacampeão do mundo. Quem viu sabe do estou falando, quem não viu, acho que não verá jamais o futebol arte que encantou o mundo.
O EXEMPLO DE KLOP
O técnico do Liverpool da Inglaterra depois de alguns anos vai embora por conta própria, pediu para sair. Se diz cansado do futebol. Verdade, o futebol cansa, fisicamente no campo, mentalmente na casa mata, onde fica o treinador. KLOP é na verdade um professor da vida, suas atitudes e suas entrevistas, são aulas de bom viver. Seja na bola ou fora dela. Desejo ao KLOP um bom descanso, volte um dia, precisamos do seu exemplo como cidadão do mundo do futebol.