conecte-se conosco

Valmir Gomes

O NOVO PRESIDENTE

Publicado

em

Coluna Valmir Gomes

Todos sabem que o Paraná Clube deve quase 150 milhões, que está na série C com risco de ser rebaixado. Mesmo assim, pela pujança do clube tricolor tivemos bate chapa para escolher o futuro presidente do clube. Confesso que me surpreendi com as três chapas concorrendo a comandar o clube nos próximos anos. Raros sócios tinham o direito de votar, não chegou a 600, outra surpresa. A chapa ” Transparência e Responsabilidade” indicou Rubens Ferreira Silva, o conhecido Rubão, foi a vencedora. Na sua primeira fala já como presidente, Rubão pediu o empenho de todos tricolores para juntos recuperar o clube. Com a experiência de gerente de banco, e consultor de empresas na área financeira e comercial, Rubão pretende com muito trabalho, recuperar o clube para fortalecer o time de futebol. Daqui desejo boa sorte à nova diretoria.

PROFESSOR DE PRIMEIRA LINHA

O Ministro Luís Roberto Barroso foi elogiar um brasileiro no seu discurso e criou uma polêmica danada. Ao se referir a um professor fora de série do passado, usou a seguinte frase. “O professor foi um negro de primeira linha.” Pronto, o que era para ser um elogio virou uma confusão. Acho que o Barroso não deveria citar a cor do professor, apenas elogiar sua capacidade intelectual. Dou exemplo, se fosse um branco, ele não diria um branco de alto nível. Apenas um professor de alto nível. Entenderam. Não notei racismo. Quando dou um elogio ao futebol do goleiro Wilson do Coritiba, não digo. “O goleiro branco do Coritiba Wilson joga em alto nível.” Apenas cito o nome. O mesmo se dá quando me refiro ao Nikão do Athletico. ” Nikão cada dia joga mais, com seu futebol de primeira linha, pode acabar na seleção.” Entenderam. Não citei a cor do atleta, nem precisa. Muitos falam como eu, o japonês, o alemão, o polaco, o criolo. Ué o apelido do Pelé sempre foi “Criolo.” Nunca racista. Convenhamos, hoje ficou difícil se comunicar. Sempre alguém vai ter uma segunda intenção, levando o fato para o lado que quiser. Saibam sou descendente de negros e índios, meus avós meu orgulho. Talvez por minha idade, sou de outra geração, sei discernir os fatos. Racismo e revistar usando a força, um cliente em um supermercado ou em uma loja, pelo fato do cliente ser negro. Citar a cor de um professor, em discurso de elogio, posso considerar um ato falho. Mais cuidado Barroso!

COVID E SUAS CONSEQUÊNCIAS

Ouvindo e lendo as declarações dos médicos e cientistas, me preocupo com todas as consequências da Covid-19 após recuperação. Alguns precisam de fisioterapia, outros de assistência psicológica, enfim, quase todos têm algumas sequelas. Importante também a fé independente de religião, falo de fé. Acreditar na divindade, na luz espiritual. Outro dia ouvi com atenção uma mensagem do parnanguara Dr. Leocádio José Correia, um bálsamo para nós todos. Ler a Bíblia, ir em um culto Evangélico, participar da missa, de uma reunião da Umbanda ou Candomblé, isto só faz bem ao espírito. Imagino os atletas das Olimpíadas, além da longa viagem, a busca pelos bons resultados, os treinos em alto nível, a dura competição, não pensem que é fácil. O mesmo acontece com o futebol no Brasil, mudanças de temperatura, viagens, hotéis, necessidade de pontuar, jogos competitivos. Gente é um tempo adverso, temos que levar em consideração na hora de analisar o desempenho de um atleta ou de uma equipe. Saúde para o nosso organismo e nossa mente. Que assim seja.

Publicidade










plugins premium WordPress