Gente, sempre achei os bolivianos um povo simpático, quem sabe por nossa origem indígena. Lembro até de um filme faroeste Butch Cassidy, com Paulo Newman e seu colega Robert Redford, feito em parte no território boliviano. Pois bem dia destes um craque do passado boliviano de nome Marco Etcheverry desceu a lenha no técnico da nossa seleção Tite, por ele ter se pronunciado sobre a altitude boliviana. Achei um ato antipático do veterano atleta da Bolívia. O mundo sabe das consequências de jogar na altitude, não preciso repetir. Pois bem, a seleção do Brasil subiu o morro e deu show nos bolivianos 4×0 ao natural. Foi uma vitória para o técnico Tite, pelos insultos recebidos.
DESTAQUES
Por natureza as equipes de esportes das rádios e Tvs escolhem os melhores da partida, vou me intrometer nesta área e falar dos meus melhores no jogo Brasil contra Bolívia. Começo pelo goleiro Alisson, seguro como deve ser um goleiro de seleção. Bruno Guimarães o melhor do jogo disparado, depois dele, Martinelli que entrou na segunda etapa e fez grandes jogadas individuais. Ficaram devendo o lateral esquerdo Alex Telles e o meia Philippe Coutinho, bem abaixo do que se espera para atuar na seleção.
329 ANOS DE CURITIBA
Gente, cheguei em Curitiba no ano da graça de 1962, tentei retornar a querida Porto Alegre por três vezes, o destino me trouxe de volta. Agora já faz 60 anos que moro aqui, uma vida, tive esposas, filhos, netos e uma princesa bisneta. Dos amigos então nem é bom falar, são tantos e tão bons, que fico agradecido pelas amizades. Me habituei ao famoso linguajar do “leite quente” e da maneira própria do curitibano, meio arredio um pouco fechado. Brinco com eles sobre o fato. A nova geração é bem mais solta, quase normal. Até já dá bom dia no elevador. Kkkk. Gente, vocês nem sabem como é bom morar em Curitiba, dos tempos do prefeito Ivo Arzua, Omar Sabag, Jaime Lerner, Saul Raiz, Maurício Fruet, Cássio Tanigucchi etc etc, até hoje a cidade só evoluiu só cresceu, em todos os sentidos. Viver em Curitiba e ter qualidade de vida.
MARINGÁ X CORITIBA
Pelo adiantado da hora vou comentar o primeiro jogo na próxima coluna, entretanto, a expectativa da partida na cidade de Maringá é das melhores. A torcida esgotou os ingressos, até cinema vai passar o jogo, as equipes motivadas, tudo e todos, muito bem preparados para os 90 minutos de bola rolando. Que tenhamos um bom jogo de futebol com bolas na rede.
GUERRA VIROU NORMALIDADE
O que me espanta neste momento no mundo é que á violência virou fato normal. A guerra sem fim na Ucrânia e a bofetada na cerimônia do Oscar, são entendidas por muitos como consequências da vida atual. Simples assim. Um líder em momento de fúria. Sufoca um país vizinho, mata seus habitantes e destrói cidades inteiras. Fica na conta do comunismo versus capitalismo. Meu Deus. Um cara famoso, se sente atingido por uma piada de mau gosto, numa cerimônia de premiação mundial, levanta e dá uma bofetada na cara do humorista. Se tivesse um revólver, talvez desse um tiro. Meio mundo é a favor do ato bélico. Assim caminha a humanidade. Vivemos em tempos de violência e suas consequências. Uma lastima. Ave, Senhor.
RIO BRANCO
Afinal já começaram a trabalhar com o departamento amador, sub 15 sub17 sub 20. Logo iniciam as competições estaduais. Farão peneiradas, já tem local de treinamentos, dia e hora. Já tem equipes de profissionais da área. Por favor, informem a imprensa escrita e falada, para futura divulgação. Tamo junto.
