Confesso aos nossos leitores que não tive a oportunidade de assistir a um jogo do histórico Furacão, o time do Athletico que encantou a todos na década de 40, para ser mais exato em 1949. Naquela época, eu morava em Porto Alegre, onde o Rolo Compressor do Internacional arrasava todos os seus adversários, inclusive o meu Grêmio. Era o tempo das goleadas, dos times que atacavam sem medo de ser feliz. Era outro futebol, e quem viu sabe do que estou escrevendo. As equipes jogavam para cima do adversário, e as goleadas eram normais. Depois, tudo mudou. Surgiu um futebol retrancado, com poucos gols. Agora, neste momento em Curitiba, o time do técnico Cuca está revivendo essa época, jogando também em função do gol. Parece que o velho Furacão ressurge novamente.
TARDE MÁGICA DO CAP
Neste final de semana, tivemos o início do Campeonato Brasileiro. De cara, o CAP recebeu a visita do bom time do Cuiabá. Ambos foram campeões em seus estados, estavam invictos e vinham de boas vitórias. Esperava-se um jogo de boa qualidade técnica, muito difícil para ambas as equipes. Porém, houve um equívoco do comentarista e colunista desta Folha do Litoral. Quando a bola rolou, após alguns minutos, o time de Cuca fez sua melhor partida na Arena Mário Celso Petraglia nos últimos anos. O time do craque Fernandinho deu um show, do início ao fim, beirando a perfeição. Com segurança defensiva, criatividade no meio-campo e precisão no ataque, foi uma atuação acima da média. Ninguém jogou mal; pelo contrário, o time todo foi muito bem. Depois da era Thiago Nunes, foi a melhor apresentação do time no CT do Caju. Foi uma tarde mágica para o CAP.
INÍCIO DO BRASILEIRÃO
O fim de semana foi repleto de emoções, com o início do Campeonato Brasileiro da Série A, que trouxe bons jogos e algumas reclamações sobre arbitragem, como é comum. O Internacional venceu o Bahia por 2 a 1 no Beira-Rio. Em Santa Catarina, o Criciúma empatou com o Juventude em 1 a 1, com a casa cheia. O Fluminense empatou com o Bragantino em 2 a 2, e o São Paulo perdeu em casa para o Fortaleza por 2 a 1. O Vasco da Gama ganhou do Grêmio por 2 a 1, enquanto o Atlético-GO perdeu em casa para o Flamengo por 2 a 1. Houve muitas reclamações sobre arbitragem nestes dois jogos; os gaúchos e goianos reclamaram bastante dos erros de arbitragem que teriam favorecido os times cariocas. O Corinthians empatou com o Atlético Mineiro, e os mineiros também reclamaram de erros da arbitragem em seu jogo. Mesmo com o uso do VAR, os erros persistem, e o pior é que os favorecidos são sempre os mesmos.
CORITIBA
O Coritiba está se preparando para sua estreia na segunda divisão, tendo realizado alguns treinos com outras equipes para avaliar seu desempenho técnico e tático. Considerando as reclamações do técnico Guto Ferreira sobre a falta de tempo para treinar, espera-se que o período que tiveram, por terem sido desclassificados no campeonato estadual, seja bem aproveitado. Espera-se que o time do Coritiba desenvolva um padrão de jogo e jogadas ensaiadas para buscar as vitórias na Série B do Brasileirão. Boa sorte, Coxa.
PARANÁ CLUBE
O time da Vila Capanema, hoje comandado por Tcheco e sua comissão técnica, está trabalhando para formar um grupo forte e vencedor na segunda divisão estadual. A torcida tricolor está renovada com esperança, confiando no trabalho da atual comissão técnica. Há uma atmosfera positiva em relação ao momento atual do Paraná Clube e seu departamento de futebol. Espera-se que isso se traduza em bons resultados em campo.
LEÃO
O time do Rio Branco continua se preparando para fazer uma boa campanha no campeonato da segunda divisão paranaense. Buscarei informações sobre o trabalho de campo e o possível time titular, e retornarei ao assunto. Se houver tempo e for possível, gostaria que fossem realizados pelo menos mais dois jogos-treino antes da estreia no campeonato. Tudo o que sei sobre o Rio Branco é que há um trabalho diário em busca da formação ideal para a estreia do time. Boa sorte, Leão da Estradinha.