conecte-se conosco

Valmir Gomes

A bola e as balas

Minha coluna é sobre esportes, de um modo geral sobre futebol e afins…

Publicado

em

Minha coluna é sobre esportes, de um modo geral sobre futebol e afins, no entanto como ignorar a guerra Rússia X Ucrânia em pleno Março de 2022! Hoje me deparo com uma declaração do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenski. “A Rússia usa mísseis, aviões e helicópteros contra nós, contra civis, contra nossas cidades, contra nossa infraestrutura. É dever humanitário do mundo responder.” As palavras do presidente Volodymyr estão carregadas de sangue suor e mortes do seu povo. Uma lástima. Não tem motivos e nem desculpas para tantas mortes. As grandes potências mundiais, não se abalam com o choro e ranger de dentes dos pequenos, muito menos das mortes que causam, da destruição que causam, do inferno que causam. Como falar de futebol e ignorar a guerra! Deus salve a Ucrânia.

UM SÁBADO EM ITAJAÍ

Sábado passado fui com o Rodrigo, Milton do Ó e Mário assistir o jogo do campeonato catarinense entre o Barra X Joinville, na simpática cidade de Itajaí. Viagem segura e tranquila com Milton do Ó na boleia. Almoço no tradicional restaurante Cheiro Verde, para o amigo Rodrigo matar saudades da sua passagem pelo Marcílio Dias. Na hora marcada fomos ao jogo, afinal valia mais para o Joinville do querido Sérgio Ramirez do que para o Barra dos competentes Mateus Costa e Leandro News. Com calor próximo de 40 graus, a primeira etapa foi lenta. As equipes se soltaram no tempo final, o Barra saiu na frente e sofreu a virada do JEC, o que garantiu o Joinville na primeira divisão do certame catarinense do ano que vem. Sem um motivo aparente, ficou no banco o último contratado do Barra, o meia Bitéco que veio do Rio Branco de Paranaguá. O herói do jogo foi o atacante Victor Rangel do JEC com dois golaços. Foi um sábado agradável, com o Rodrigo matando saudades dos tempos de goleador nos juniores do Marcílio Dias, muitas histórias da bola e da vida durante a boa e segura viagem. Recordar é viver.

COPA DO BRASIL

O Coritiba vai até Pouso Alegre enfrentar o time do mesmo nome da cidade, pela Copa do Brasil nesta quinta-feira às 21h30. Depois dos últimos resultados desta fase da competição, fica difícil fazer um prognóstico sobre o vencedor. O Pouso Alegre tem alguns atletas conhecidos, Iago Dias, Bruno Morais, Gledson, Denner, todos passaram pelo Coritiba, no time titular ou nos sub-23. Ainda tem o Elivelton que iniciou carreira no Trieste de Santa Felicidade. Imagino bom jogo, decidido quem sabe nos detalhes das penalidades máximas.

JANTAR COM TUSKA DA CBN

Gente, na última terça-feira tive o prazer de jantar no tradicional restaurante Cantinho do Eisbein, com o amigo de sempre Ayrton Baptista Junior, o popular Tuska da rádio CBN. Me contou muitas histórias do rádio e da televisão, e algumas novidades da rádio CBN para o próximo campeonato brasileiro. Tuska é sempre bem informado e alegre, sabe como poucos as histórias e os bastidores da imprensa e do futebol brasileiro. Digamos um verdadeiro arquivo ambulante. Foi uma agradável noite, boa comida, boa bebida e boa companhia. Ave, Tuska.

RIO BRANCO

Agora que terminou para o nosso Rio Branco o campeonato Estadual, estou aguardando uma entrevista coletiva da diretoria sobre o futuro do Leão da Estradinha. Imagino que devem dar continuidade no trabalho, quem sabe criando uma categoria de base, com alguns parceiros da própria região. Dando trabalho aos antigos atletas e descobrindo futuros craques para o clube e o futebol brasileiro.

Continuar lendo
Publicidade