conecte-se conosco

Pensar Verde

A Agenda 2030

Publicado

em

Por mais de 2 anos governos, sociedade civil, iniciativa privada e instituições de pesquisa foram coordenados pela Organização das Nações Unidas (ONU) em um trabalho participativo que resultou na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Desenvolvido através da plataforma Plataforma “My World”, a Agenda 2030 foi adotada em setembro de 2015 por 193 Estados Membros da ONU. 

Este plano de ação possui quatro sustentações: Declaração, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), Acompanhamento e Avaliação da Agenda 2030 e Implementação. Desta maneira os 17 Objetivos encontram condições de implementação. São eles Erradicação da Pobreza, Fome Zero, Saúde e Bem Estar, Educação de Qualidade, Igualdade de Gênero, Água Potável e Saneamento, Energia Limpa e Acessível, Trabalho Decente e Crescimento Econômico, Indústria, Inovação e Infraestrutura, Redução das Desigualdades, Cidades e Comunidades Sustentáveis, Consumo e Produção Responsáveis, Ação Contra a Mudança Global do Clima, Vida na Água, Vida Terrestre, Paz, Justiça e Instituições Eficazes, Parcerias e Meios de Implementação. 

Talvez uma das questões mais difíceis sobre cada um destes objetivos seja o acompanhamento e a avaliação de como cada um deles está sendo tratado pela sociedade. Para nos auxiliar neste processo existe um Relatório de Indicadores (https://odsbrasil.gov.br/relatorio/sintese) que aponta a performance brasileira neste processo. 

Traremos nos próximos artigos de cada uma das 17 ODS. Assim veremos na prática como podemos contribuir para esta importante iniciativa global que aborda temas importantes: pessoas, planeta, prosperidade, paz e parcerias. Pensar globalmente e agir localmente será sempre um lema importante para a nossa orientação.

O artigo acima fez uso de informações do site www.odsbrasil.gov.br.

Continuar lendo
Publicidade