Como anteriormente falamos, a Maçonaria é dividida por ritos. Aqui em Paranaguá todas as lojas praticam o Rito Escocês.
Os primeiros indícios do início do rito são de meados de 1733, registros que constam os graus chamados Mestres Escoceses. Lojas que funcionavam no Temple Bar, na Inglaterra, e outras Lojas Francesas guardam registros destes graus. As poucas referências encontradas indicam que estas eram sessões incomuns, realizadas em cerimônias especiais.
Existe muita controvérsia sobre a influência templária no R∴E∴A∴A∴, mas os estudos brasileiros mais atuais, feitos por Nicola Aslan e José Castellani, alegam que o templarismo não influenciou o R∴E∴A∴A∴ propriamente dito, mas sim ao Rito de Perfeição ou de Heredom, sob a pena de Andrew Ramsay, cavaleiro escocês que protagonizou a criação deste rito em solo francês. O Rito de Perfeição ou de Heredom foi por esse motivo o ponto de partida para o R∴E∴A∴A∴, mas este sofreu vastas modificações até ter se tornado o que é hoje.
Devemos a Henry Andrew FRANCKEN, Deputado e Grande Inspetor de Etienne MORIN na América do Norte, uma transcrição dos rituais da Maçonaria de Perfeição que constituem hoje uma preciosa referência para a prática do Rito Escocês Antigo e Aceito.
O rito não foi idealizado na Escócia, mas leva este nome por ter suas raízes lá. Ele começou a ser formulado na França com o nome de Rito de Heredom e possuía apenas 25 graus. Foi nos EUA que ele passou a ser chamado de Rito Escocês Antigo e Aceito e mais oito graus foram adicionados, somando os atuais trinta e três graus. Em 1855 começou a ser revisado por Albert Pike, passando a ser praticado por um contingente maior de maçons e em 1801 foi criado o Primeiro Supremo Conselho, ou "Mãe do Mundo", hoje conhecido como Supremo Conselho do Rito Escocês da Jurisdição Sul dos EUA.
O Rito chega aos EUA no final do século XVIII com 22 graus apenas. Foi a influência dos "11 cavalheiros de Charleston", na Carolina do Sul que adicionou mais sete graus filosóficos e um grau honorífico e, em 1801, foi criado o primeiro Conselho Supremo para administrar os 33 graus do rito.
Yassin Taha
Deputado Federal