Senhoras e senhores, a Maçonaria não aceita nenhuma pessoa que não professa uma Religião de Deus, todos devem ter uma crença religiosa e crer num Ser Supremo que está acima de tudo e de todos, que é DEUS.
Muitas falácias giram em torno da Maçonaria dizendo que o Maçom tem ligação do o “diabo”, isso não existe, não entra na Maçonaria ninguém que não acredita em Deus, que nós chamamos de GADU, que significa Grande Arquiteto do Universo. Nós respeitamos todas as Religiões e não discutimos a crença de cada um em nossas Reuniões.
"Existe uma noção comum que a Maçonaria é uma sociedade secreta; essa ideia está baseada nos ritos secretos usados em suas iniciações, e nos sinais e apertos de mãos pelos quais seus membros se reconhecem. Com o tempo, as pessoas assumiram que os principais objetivos da Ordem são uma política secreta ou ensino secreto, enquanto que seu grande segredo é que ela não tem segredo. Seus princípios são publicados em seus escritos; seus propósitos e leis são conhecidos, bem como os horários e locais de suas reuniões."
O nosso único segredo é o que fazemos de bem para a sociedade em que vivemos, não divulgamos nada do que fazemos, eis a essência da Maçonaria, nunca divulgar aquilo de bom que fazemos, temos nossa antiga primaz frase…. “o que a mão direita faz a esquerda não precisa ficar sabendo”, ou seja, quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens.
Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita; Mateus 6:2;3.
Assim como na religião Cristã, as outras Religiões de Deus também fazem essa recomendação.
"Portanto, a Maçonaria chama Deus de 'Grande Arquiteto do Universo'. Este é o nome especial dos maçons para Deus, pois Deus é universal. Ele pertence a todos os homens, independente de suas persuasões religiosas. Todos os homens sábios reconhecem sua autoridade. Em suas devoções privadas, um maçom orará a Jeová, a Maomé, a Alá, a Jesus, ou à Divindade de sua escolha. Entretanto, na Loja Maçônica, o maçom encontrará o nome de sua Divindade dentro do Grande Arquiteto do Universo”.
Yassin Taha
Deputado Federal GOB – Loja Perseverança 0159