Na Maçonaria esse termo é usado para lembrar que um Maçom deve sempre e incessantemente polir sua pedra bruta das arestas para que tenha uma superfície plana, portanto Pedra Cúbica é uma Pedra Polida, nós somos uma pedra Bruta.
No entanto, igualmente podemos concluir que uma Pedra Polida não é necessariamente uma Pedra Cúbica, pois uma pedra pode ser polida nos formatos piramidal, oval, esférico ou outro qualquer, estando livre das arestas. Nestes casos, a Pedra Polida não apresentará a retidão e os ângulos necessários para ser considerada uma Pedra Cúbica, portanto não é uma equivalência, ou seja, bidirecional, pois toda a Pedra Cúbica é Polida, mas nem toda a Pedra Polida é Pedra Cúbica.
Em nossos ensinamentos temos que a Pedra simboliza o Maçom, que deve trabalhar e aperfeiçoar a si mesmo, combatendo os vícios e glorificando o direito e a virtude, em benefício da sociedade, o que simbolicamente denominamos construção de Templos a Virtude.
Para podermos compreender o significado da pedra bruta e da pedra cúbica ou polida, devemos primeiramente ter em mente uma visualização panorâmica de uma construção rústica, como por exemplo as pirâmides do Egito, o Coliseu em Roma, onde a pedra usada na construção simboliza o Maçom.
Portanto, o objetivo é trabalhar insistentemente todo dia, corrigindo as irregularidades, e arestas inúteis, desbastando todas as saliências, deixando a pedra mais lisa, polindo-a dia-a-dia, para tornar-me um mestre maçom no mais puro e verdadeiro sentido, é nessa etapa que o Mestre-Maçom deverá provar através de seu conhecimento, colocar em prática toda a sua sabedoria para transformar-se cada vez em um ser melhor, para si mesmo e para com os que estão ao seu redor.
Se todo esse aprendizado que a Maçonaria oferece fosse aplicado em nosso Governo Federal, estaríamos livres dos vícios e dos atos ilícitos que são cometidos por alguns políticos porque a Pedra Cúbica na Maçonaria significa retidão e correção do Homem.
Yassin Yaha
Deputado Federal – Loja Perseverança 0159