Como em postagens anteriores mencionamos que a Maçonaria é composta por Ritos que são aqui no Brasil constituídos: Rito Adonhiramita, Rito Brasileiro, Rito Escocês Antigo e Aceito, Rito Moderno, Rito Schroder, Rito de York e Rito Escocês Retificado, mas hoje falaremos sobre o Rito Schroder.
Com a guerra francesa, a maçonaria germânica sofreu suas influências negativas, então o alemão Friedrich Ludwig Schröeder decidiu restaurar a tradição maçônica, buscando os antigos postulados oriundos da Inglaterra e fundou o Rito Schroeder.
Este Rito chegou ao Brasil em dezembro de 1855, com a fundação da Loja "Deutsche Freundschaft" (Amizade Alemã), por imigrantes alemães e suíços em Joinvile-SC. Entretanto, este fato correu após a fundação do povoado denominado Dona Francisca, hoje município de Schroeder, cujo nome foi uma homenagem ao seu colonizador Senador Cristiano Mathias Schroeder, em 1851, sendo onde se concentram as colônias germânicas e suíças, inicialmente. Esta Loja (Amizade Alemã), em maio de 1859 uniu-se à Loja "Zum Südlichen Kreuze" (Ao Cruzeiro do Sul), que havia sido fundada em maio de 1856, tomando a nova Loja o título distintivo de "Deutsche Freundschaft Zum Sülinchen Kreuze" Amizade Alemã ao Cruzeiro do Sul).
Naquela oportunidade, chegaram a compor o Rito Schröeder, cerca de 49 lojas, até o início da 1.ª Guerra Mundial, somente no Rio Grande do Sul. Infelizmente, o advento bélico fez com que o governo brasileiro, em 1917, proibisse as reuniões e o uso da língua alemã em todo o território nacional. Esta proibição fez abater colunas todas as lojas Schröeder existentes. Assim permaneceu até 24 de junho de 1958, quando ocorreu a fundação da Loja Concórdia & Humanitas n.º 56, sob a jurisdição da GLMERGS, onde, então, voltou-se a desfrutar a beleza e o humanismo do genuíno Ritual Schröeder, primeiramente em alemão e posteriormente em português.
Entretanto foi no Estado do Rio Grande do Sul, que as lojas do Rito Schröeder se desenvolveram com maior ênfase, quando lá se estabeleceram as colonizações alemãs e italianas, surgindo (cada uma em sua época) fundações de associações, clubes e lojas maçônicas. Com o advendo da 2.ª Guerra Mundial, todas as lojas que utilizavam rito alemão foram obrigadas a trocar o seu rito (Schröeder) pelo rito Escocês. Com isso, várias Lojas abateram colunas.
Rito Schröeder, por acreditar que é um dos Ritos mais puros e oriundos das antigas tradições, antes da contaminação dos Altos Graus e o excesso de adorno no Templo, para alguns esse conduziu à vaidade e ao distanciamento da essência maçônica, mas o Rito continua sendo praticado no Brasil.
Yassin Taha
Deputado Federal – Loja Perseverança de Paranaguá n.º 0159