Na Maçonaria, Salomão é venerado no local mais alto em uma Loja, o Venerável Mestre é considerado Salomão nos trabalhos, Salomão, nome derivado do hebraico Shalom (paz), e do Árabe Sulaymam (amado). Oficialmente o Rei David teve 10 filhos, Amnon, Daniel, Absalão (estes três primeiros morreram), Adonias, Sefatias, Itreão, Simeia, Sebabe, Natã e Salomão que era o décimo. Ele foi figura de destaque na tradição judaico-cristã, citado na Bíblia e no Alcorão. Consta que esteve presente no Egito, onde teria sido iniciado nos Pequenos e Grandes Mistérios em Menfis, desenvolvendo um imenso conhecimento das doutrinas secretas da cabala. A ele se deve um dos símbolos cabalísticos mais conhecidos e usados, o Signo de Salomão. É considerado como o homem mais sábio e rico da humanidade.
Sua mãe, Bate-sebá, foi esposa de um general, o hitita Urias, a quem Davi mandou para frente de batalha para que morresse e ele pudesse tomá-la como esposa. Salomão (pacífico) por ter um reinado sem guerras em Jerusalém de 971 a.C a 931 a.C (40 anos).
Certo dia, Salomão foi chamado por Deus no seu sonho e Deus perguntou o que ele desejava que seria atendido, então Salomão pediu a Sabedoria, Deus lhe disse que daria a Sabedoria para ele e as maiores riquezas, ainda lhe disse como disse a Abraão, ABENÇOAREI VOCÊ, SEUS DESCENDENTES E QUEM TE ABENÇOAR, AMALDIÇOAREI QUEM TE AMALDIÇOAR.
Destacado pela sua inteligência, ele era também o julgador em Jerusalém, certo dia duas mulheres reclamavam o mesmo filho, então levaram o problema ao Rei Salomão, e Salomão consegue descobrir quem é a verdadeira mãe de uma criança disputada por duas mulheres. Salomão ordena que a criança seja "cortada em duas partes e metade dada a uma mulher e metade a outra". Uma disse então ao rei: "que lhe seja dado então o menino vivo, não o matem de modo nenhum!". Salomão, por causa da atitude dessa mulher, entendeu que ela era a verdadeira mãe, pois o que lhe importava era que a criança continuasse viva, mesmo se não pudesse ficar com ela. No final se diz que todo Israel ficou admirado com o rei "pois viram que possuía uma sabedoria divina para fazer justiça".
Portanto, a Maçonaria se espelha na vida de Salomão que foi o Homem mais sábio do Mundo.
Yassin Taha
Deputado Federal GOB