George Washington nasceu em 22 de fevereiro de 1732, em Westmoreland, na colônia da Virgínia. De família abastada, proprietário de plantações e inúmeros escravos, ainda jovem perdeu seu pai e seu irmão mais velho.
Construiu forte ligação pessoal e profissional com o poderoso Lord Fairfax; tendo ingressado no Exército conseguiu rápida ascensão após a guerra franco-indígena. Com o fim do conflito, cresce o descontentamento das colônias com a metrópole, pois apesar de a Grã- Bretanha ter sagrado-se vencedora, adquiriu dívidas decorrentes da guerra e por esse motivo o Parlamento britânico aprovou o aumento das já elevadas taxas aos colonos americanos. Juntamente com a elevação da carga tributária, as diferenças fundadas em crenças filosóficas, políticas e econômicas culminaram com o conflito armado que veio a ser conhecido como a Guerra da Independência (1775-1783).
Apoiou a Constituição de 1787 e fez com que ela fosse aprovada por todos os estados em 1789. Em 4 de fevereiro de 1789, foi eleito por unanimidade para a presidência da União, derrotando John Adams. Em 1792 foi reeleito e recusou um terceiro mandato “para não dar mau exemplo”.
Quando a Revolução Francesa tornou-se uma grande guerra entre a França e a Inglaterra, Washington negou-se a aceitar conselhos de seu Secretário de Estado Thomas Jefferson, que era pró- França e também de seu Secretário de Tesouro Alexander Hamilton, que era pró- Grã Bretanha, insistindo que a neutralidade era necessária até os Estados Unidos ficarem mais fortes. Para seu desapontamento, dois partidos foram criados no fim de seu primeiro mandato.
George Washington foi iniciado na Maçonaria em 4 de Novembro de 1752 tendo pago 2 libras e 3 shellings na Loja N.º 4 de Frederiksburg, onde recebeu a elevação de Grau em 3 de Março de 1753 sendo exaltado a Mestre em 4 de Agosto de 1753.
Presume-se ter sido o primeiro Venerável Mestre da Loja Alexandre N.º 22, em Alexandria, pois o seu nome aparece em primeiro lugar na lista da Comissão que recebeu a Carta Constitucional em 1788.
Em sua memória foi construído um imponente memorial maçônico, em forma de obelisco, em Alexandria, Virginia, nos arredores de Washington, EUA. A famosa nota de um dólar, que a propósito possui um George Washington bem no meio, está cheia de simbolismos maçônicos. A cidade que leva seu nome, a capital dos Estados Unidos, a cidade de Washington, quando o arquiteto Pierre Charles L´Enfant, que era maçom, projetou o Centro Governamental de Washington, em 1791, ele planejou mais do que apenas ruas, avenidas e edifícios públicos comuns. A cidade é centralizada no Capitólio e obedece os cânones maçônicos da geometria, onde seus principais edifícios e monumentos configuram sugestivas figuras sobre o mapa da cidade.
YASSIN TAHA
Deputado federal GOB
Leia também: Dia Internacional do Maçom