A Independência do Brasil, concretizada no dia 7 de setembro de 1922 por Dom Pedro I é ensinada nos bancos escolares desde sempre. Apesar de ser um fato de relevância ímpar na história do País, poucos cidadãos sabem do papel essencial da Maçonaria na Independência.
Os maçons foram importantes neste fato histórico, pois foi exatamente em uma Loja Maçônica que que se criou o movimento pela Independência do Brasil e o conceito de Nação Soberana, através de maçons e brasileiros ilustres na história como Gonçalves Ledo e José Bonifácio, junto a um dos maçons brasileiros mais conhecidos: Dom Pedro I.
Segundo o Grande Oriente do Brasil (GOB), na luta pela Independência do Brasil teve importância única a Loja Maçônica Comércio e Artes, fundada em novembro de 1815 no Rio de Janeiro. "Esta Loja já possui mais de dois séculos de contribuição em prol de nossa Pátria. Entre figuras proeminentes da época, nela se encontravam José Bonifácio de Andrada e Silva e Joaquim Gonçalves Ledo, que convenceram e obtiveram a concordância de Dom Pedro quanto sua iniciação maçônica, posteriormente assumindo o Grão-Mestrado Geral", informa o GOB. Após sua iniciação, Dom Pedro, que já possuía ampla identidade com a cultura e historia brasileira, foi influenciado por Irmãos Maçons a tornar ele o Brasil um País e não mais em uma colônia de Portugal. Portanto, foi em uma Loja Maçônica que se planejou e se concretizou a Independência do nosso País, demonstrando a importância da Maçonaria na luta por uma sociedade mais justa e fraterna.
A Maçonaria hoje é bem diferente do que no século XVIII, mas permanece com o mesmo ideal por Liberdade, Igualdade e Fraternidade. A Ordem é um conjunto de pessoas engajadas em trabalhar na Pedra Bruta, polindo-a pelo desenvolvimento da humanidade e da Nação, algo necessário nos momentos atuais no Brasil. Maçons atuam e devem atuar constantemente com suas ideias progressistas e de liberdade nos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, sempre com respeito às instituições, ao Estado Democrático de Direito e com a ideia de coexistência entre os mais diferentes povos que formam o Brasil.
Ainda sobre a importância da Maçonaria para o desenvolvimento do País, pertinente destacar o papel da Loja Maçônica Perseverança de Paranaguá, que é precurssora da Ordem no Paraná e é a instituição privada mais antiga de Paranaguá. Seus Irmãos (membros) fundaram a Santa Casa de Misericórdia, o Clube Republicano, o Abrigo dos Idosos, o Rio Branco Sport Club, a Creche Perseverança, e continuam atuando até hoje pela filantropia local. No contexto histórico, a Loja atuou pela Independência do Brasil, pela Proclamação da República e abolição da escravatura, tendo iniciado no Paraná de forma pioneira a libertação de escravos através da compra da alforria das meninas Lucia e Zelina, em 1870.
Yassin Taha – Deputado federal pelo Grande Oriente do Brasil (GOB)
Leonardo Quintana Bernardi – CIM N.º 302822
Loja Maçônica Perseverança N.º 0159