conecte-se conosco

Maçonaria

Humildade maçônica

O maçom deve compreender em seu íntimo que o aprendizado na vida é eterno, seja em Loja ou em sociedade. Conhecedor de sua insignificância diante de todo o universo e da necessidade contínua do polimento da Pedra Bruta, o Iniciado, portanto, deve ser continuamente humilde diante de todos os aspectos possíveis

Publicado

em

A MAÇONARIA E A IGREJA

O maçom deve compreender em seu íntimo que o aprendizado na vida é eterno, seja em Loja ou em sociedade. Conhecedor de sua insignificância diante de todo o universo e da necessidade contínua do polimento da Pedra Bruta, o Iniciado, portanto, deve ser continuamente humilde diante de todos os aspectos possíveis, mesmo quando confrontado pela ignorância e o desrespeito. A paciência não é apenas uma virtude, é uma necessidade.

A Maçonaria agrega em suas Colunas Irmãos de todas as crenças religiosas e políticas, compreendendo que as diferenças tornam a humanidade mais forte. Diante disso, se deve coexistir, respeitar as diferenças, mesmo não abandonando as suas convicções, que jamais devem ser baseadas em fanatismos e ignorância. Exercer esse respeito é também um exercício de humildade maçônica. 

Outro ponto essencial é que não se deve usar a Ordem como forma de se vangloriar, de se dizer superior a qualquer pessoa. Aliás, o maçom deve ser consciente de que sua responsabilidade é imensa, pois sua conduta social deve ser exemplar, com respeito às leis vigentes e tolerância, não podendo ser um mau exemplo como cidadão, esposo, pai, filho e profissional. 

A Maçonaria não é secreta, e sim discreta, sendo possível se identificar como membro da Ordem, seja em adesivos, postagens ou eventos abertos, mas tudo dentro das leis maçônicas vigentes. Portanto, ao se identificar como membro desta Ordem secular, bem como qualquer pessoa, ao perceber que está dialogando ou observando um maçom, neste cenário, o que deve ser visto é uma conduta humilde e respeitosa com a sociedade, algo necessário para todas as pessoas, sejam Iniciadas ou não.

Responsável: Loja Maçônica Perseverança – Paranaguá – PR

plugins premium WordPress