conecte-se conosco

Maçonaria

Grande oriente do Brasil – GOB

A Maçonaria Brasileira está em festa, neste dia 17 de Junho o GRANDE ORIENTE DO BRASIL GOB, comemora 198 anos de sua fundação no Brasil

Publicado

em

A Maçonaria Brasileira está em festa, neste dia 17 de Junho o GRANDE  ORIENTE  DO  BRASIL  GOB, comemora 198 anos de sua fundação no Brasil, hoje a maior obediência Maçônica da América Latina e a quarta maior do mundo, criado a 17 de junho de 1822, por três Lojas do Rio de Janeiro – a Comércio e Artes na Idade do Ouro e mais a União e Tranquilidade e a Esperança  Niterói, resultantes da divisão da primeira – O Grande Oriente Brasileiro teve, como seus primeiros mandatários José Bonifácio de Andrada e Silva, ministro do Reino e de Estrangeiros e Joaquim Gonçalves Ledo, Primeiro Vigilante. A 4 de outubro do mesmo ano, já após a declaração de independência de 7 de setembro, José Bonifácio foi substituído pelo então príncipe regente e, logo depois, Imperador D. Pedro I (Irmão Guatimozim). Este, diante da instabilidade dos primeiros dias de nação independente e considerando a rivalidade política entre os grupos de José Bonifácio e de Gonçalves Ledo – que se destacava, ao lado de José Clemente Pereira e o cônego Januário da Cunha Barbosa, como o principal líder dos maçons – mandou suspender os trabalhos do Grande Oriente, a 25 de outubro de 1822.

Somente em novembro de 1831, após a abdicação de D. Pedro I – ocorrida a 7 de abril daquele ano – é que os trabalhos maçônicos retomaram força e vigor, com a reinstalação da Obediência, sob o título de Grande Oriente do Brasil, que nunca mais suspendeu as suas atividades.

Instalado no Palácio Maçônico do Lavradio, no Rio de Janeiro, a partir de 1842, e com Lojas em praticamente todas as províncias, o Grande Oriente do Brasil logo se tornou um participante ativo em todas as grandes conquistas sociais do povo brasileiro, fazendo com que sua História se confunda com a própria História do Brasil Independente.

Com aproximadamente 2.400 Lojas, cerca de 100 mil Maçons ativos, reconhecido por mais de 100 Obediências regulares do mundo, o Grande Oriente do Brasil é, hoje, a maior Obediência Maçônica do mundo latino e reconhecida como regular e legítima pela Grande Loja Unida da Inglaterra, de acordo com os termos do Tratado de 1935.

Meus irmãos, somos hoje protagonistas de uma história que começou há 198 anos atrás. Tão importante quanto aqueles que iniciaram este projeto de sucesso que é o Grande Oriente do Brasil, somos todos nós que possuímos a responsabilidade de cuidar de todo o legado deixado e promover atitudes no intuito de “entregar” aos nossos descendentes maçônicos uma instituição cada vez melhor e mais respeitada. Por isso, independentemente de qualquer situação, somos GOB, somos maçons, somos irmãos!

Parabéns Grande Oriente do Brasil! Que venham mais 198 anos!!!

Yassin Taha

Dep.Federal GOB

Em alta

plugins premium WordPress