Maçonaria

GRANDE ORIENTE DO BRASIL

Acresça-se que o pai de Getúlio Vargas, o General Manoel Nascimento Vargas, herói da Guerra do Paraguai...

8o9q1ao0 1584439196

A Maçonaria no Brasil que iniciou em 1822 na época do Império  se dividia em dois grupos. Embora ambos os grupos apoiassem fortemente a independência do Brasil, um dos grupos, liderados por José Bonifácio, apoiava a ideia de uma Monarquia Constitucionalista, enquanto que o outro grupo, liderado por Gonçalves Ledo, defendia já a Proclamação da República.

O grupo republicano, de Gonçalves Ledo, ganhava cada vez mais forças. Assim, D. Pedro I alegando "haver muita divergência entre José Bonifácio e Gonçalves Ledo" (as duas principais lideranças maçônicas na época) simplesmente fechou o Grande Oriente do Brasil.

O Grande Oriente do Brasil só foi oficialmente reaberto no começo do Segundo Império (D.Pedro II).

A crise entre a Igreja Católica e Maçonaria brasileira a que se refere Isabely, ocorreu no SEGUNDO Império, entre 1872 e 1875. A origem da crise foi que a Igreja buscou se infiltrar na Maçonaria: vários padres se tornaram maçons, e depois começaram a querer impor a religião católica dentro da Maçonaria. A crise se agravou a ponto do Grande Oriente do Brasil expulsar os padres da Maçonaria e o Papa, que acompanhava a crise à distância, condenou (mais uma vez) a Maçonaria. Mesmo assim, D Pedro II não fechou a Maçonaria, o que lhe valeu um desgaste junto a Igreja Católica.

Criado a 17 de junho de 1822, por três Lojas do Rio de Janeiro – a Comercio e Artes na Idade do Ouro e mais a União e Tranquilidade e a Esperança de Niterói, resultantes da divisão da primeira – O Grande Oriente Brasileiro teve, como seus primeiros mandatários José Bonifácio de Andrada e Silva, ministro do Reino e de Estrangeiros e Joaquim Gonçalves Ledo, Primeiro Vigilante. A 4 de outubro do mesmo ano, já após a declaração de independência de 7 de setembro, José Bonifácio foi substituído pelo então príncipe regente e, logo depois, Imperador D. Pedro I (Irmão Guatimozim). Este, diante da instabilidade dos primeiros dias de nação independente e considerando a rivalidade política entre os grupos de José Bonifácio e de Gonçalves Ledo – que se destacava, ao lado de José Clemente Pereira e o cônego Januário da Cunha Barbosa, como o principal líder dos maçons – mandou suspender os trabalhos do Grande Oriente, a 25 de outubro de 1822.

Em 1937 – O Conselho de Segurança propõe fechar a Maçonaria brasileira por considerá-la hostil ao regime de Vargas. Pouco depois a Maçonaria recebe no seu seio, como um ir.'. do irmão carnal do ditador Getúlio Vargas, o maçom o Ir.'. Cel. Protásio Vargas.

Acresça-se que o pai de Getúlio Vargas, o General Manoel Nascimento Vargas, herói da Guerra do Paraguai, e combatente da Revolução Federalista ao lado das forças legalistas, foi iniciado em São Borja no dia 24.08.1876, na Loja “Vigilância e Fé.

YASSIN  TAHA

Dep. Federal GOB

Você também poderá gostar

GRANDE ORIENTE DO BRASIL

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


GRANDE ORIENTE DO BRASIL

Loja Maçônica Perseverança

Loja Maçônica Perseverança n.º 159 de Paranaguá, precursora da Maçonaria no Paraná, federada ao Grande Oriente do Brasil (GOB) e jurisdicionada ao Grande Oriente do Brasil- Paraná (GOB-PR)