Maçonaria

Educação (1)

a Maçonaria é uma instituição de ensino que mescla aspectos de educação formal (guiada por um currículo regular e que outorga ao aluno uma credencial reconhecida), não-formal (mais flexível, com a transmissão de conhecimento e experiências pelos mais graduados aos “alunos”), e também informal (em que o conhecimento se adquire por meio de amigos, de livros, da internet, de músicas, etc.)

A MAÇONARIA E A IGREJA

A MAÇONARIA E A IGREJA

Em nossas exposições semanais neste espaço buscamos apresentar assuntos de interesse permanente para o Maçom, visando promover uma melhor compreensão pela Sociedade a respeito de nossa Instituição, e assim enfrentar e desmistificar muitas fantasias, e também muitas fraudes, que infelizmente existem e acabam denegrindo, de forma muito injusta, a verdadeira Maçonaria e seus integrantes.

Buscamos evidenciar ao público que, primeiro, a Maçonaria não é o que em geral dizem que ela é, coisas tais como “detentora de conhecimentos secretos”, “praticante de rituais mágicos”, “pactuante com o mal”, “dona do poder e da riqueza material”, e tantas outras fantasias, ou mitos, que há séculos têm sido criados e propagados por má-fé e/ou ignorância. São muitas as razões históricas para esses mitos, e eventualmente elas serão abordadas aqui no futuro. 

A Maçonaria é uma instituição alicerçada nos princípios da liberdade, da igualdade e da fraternidade, que tem e mantém a sua essência na filosofia, na filantropia, na educação e no progresso, para aperfeiçoar cada indivíduo Maçom de tal forma que este, por suas boas ações e exemplos, somados aos de seus pares fraternos, também possa contribuir para o grande ideal de aperfeiçoar a Humanidade.

Seus métodos e conteúdos, com símbolos e alegorias, destinam-se a capacitar cada integrante da Ordem a constantemente investigar a verdade, a examinar a moral e a praticar virtudes, diante da consciência de que o aperfeiçoamento humano, a verdade definitiva, é sempre uma obra inacabada. Para tanto, a Maçonaria não opõe nenhum obstáculo ao esforço humano em busca da verdade, sendo o único limite para essa tarefa a razão com base na ciência.

Pode-se assim concluir que, para atingir seus nobres objetivos, a Maçonaria é uma instituição de ensino que mescla aspectos de educação formal (guiada por um currículo regular e que outorga ao aluno uma credencial reconhecida), não-formal (mais flexível, com a transmissão de conhecimento e experiências pelos mais graduados aos “alunos”), e também informal (em que o conhecimento se adquire por meio de amigos, de livros, da internet, de músicas, etc.). Enquadra-se o ensino maçônico na definição de “educação” como conjunto de métodos próprios para instruir e formar o indivíduo, meio de uma geração transmitir para a seguinte conhecimento, hábitos, costumes e valores. 

Desta forma, educado que é, o homem Maçom capacita-se a agir para ajudar a construir uma Sociedade melhor para todos, tijolo por tijolo. No Brasil, especialmente, exercerá seu papel de cidadão ao cumprir o que determina a Constituição Federal, quanto a ser a Educação “direito de todos e dever do Estado e da família”, que deverá ser “promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.

Voltaremos ao assunto na próxima edição, mas não sem antes ilustrar o que estamos afirmando com um exemplo prático e bastante próximo. Na Loja Maçônica Perseverança, de Paranaguá, Loja-mãe da Maçonaria no Paraná e uma das mais antigas do Brasil em atividade ininterrupta, seus integrantes têm feito ao longo de 158 anos parte ativa do desenvolvimento social e cultural da Cidade, no mais das vezes de forma discreta, como deve ser. Mas, onde o bem é feito por um Maçom, é toda a Maçonaria que está agindo.

Atualmente, entre outras iniciativas sociais da Loja Perseverança, através dos Maçons que a compõem, destaca-se o projeto “Perseverando na Educação”, que oferece bolsas de estudo no Instituto Superior do Litoral do Paraná – Isulpar para alunos da rede pública de ensino, em situação de vulnerabilidade social. O projeto conta com alunos na graduação superior que já contribuem com seu conhecimento e trabalho para uma Sociedade melhor. E para 2022, as bolsas dos estudantes foram renovadas integralmente e promoverão acesso à Educação de qualidade para três alunos no curso de Direito e um no curso de Administração.

Com base em informações de GOB-PR, Loja Perseverança, michaelis.uol.com.br, wikipedia.org.

Responsável: Loja Maçônica Perseverança – Paranaguá – PR ([email protected])

Você também poderá gostar

Educação (1)

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Educação (1)

Loja Maçônica Perseverança

Loja Maçônica Perseverança n.º 159 de Paranaguá, precursora da Maçonaria no Paraná, federada ao Grande Oriente do Brasil (GOB) e jurisdicionada ao Grande Oriente do Brasil- Paraná (GOB-PR)