A Maçonaria adota a práxis, entendida como a integração entre a filosofia especulativa e a sua prática, abordada de forma pragmática, para desenvolver conhecimentos esotéricos e exotéricos simultaneamente. O que se busca no ensinamento maçônico é a LUZ, ou seja, a iluminação. Existindo um mesmo objetivo entre a Maçonaria e os Augustos Mistérios da antiguidade, este seria um dos motivos da Maçonaria ser considerada como herdeira da cultura simbólica dos antigos povos que cultuavam as forças da “Natureza” em geral e do “Inconsciente” em particular, talvez sem ter o discernimento do seu real significado.
Qual a filosofia a ser seguida, qual a orientação religiosa imposta como paradigma? Não os há! Por essa razão a epistemologia maçônica tem como estacas, baldrames, pilares e vigas os símbolos, as lendas, as alegorias, e sua aprendizagem se dá através de iniciações. Esta abordagem exige do seu praticante um espírito aberto e avesso a dogmas, já que ele terá que trabalhar com temas esotéricos e exotéricos ao mesmo tempo, ora tratando-os pragmaticamente, ora especulativamente, mas nunca sem perder o senso de realidade e utilidade que tais temas encerram para a realização do aprendizado.
A Maçonaria admite que todo o homem é livre e possui bons costumes, não faz distinção de raça , religião, ideário político ou posição social. Suas únicas exigências são que o Maçom possua um espírito filantrópico e de buscar sempre a perfeição acreditando num Deus único.
O Termo Maçonaria é de origem francesa, e significa construção. O termo Maçom é a versão em Português do francês; Maçonaria por extensão significa associação de pedreiros.
Existem, no mundo, aproximadamente 6 milhões de integrantes espalhados pelos 5 continentes. Destes aproximadamente 3 milhões no Reino Unido e 2 milhão no resto do Mundo. No Brasil existem aproximadamente 230 mil e 5 mil Lojas.
A Maçonaria discute também em seus Templos a PolÍtica, mas a não partidária, e as opiniões e opções políticas pessoais dos Maçons devem ser respeitadas pelos demais membros da Maçonaria. Entretanto, para evitar a ocorrência de qualquer tipo de desentendimento entre os membros da Ordem, não são permitidas as discussões sobre “PARTIDOS POLÍTICOS” dentro da Loja Maçônica durante as reuniões.
Yassin Taha
Deputado Federal GOB