Maçonaria

A história de Moisés

Moisés foi o único humano, e profeta, que falou diretamente com Deus sem intermédio de qualquer santo como os outros que receberam os...

Moisés foi o único humano, e profeta, que falou diretamente com Deus sem intermédio de qualquer santo como os outros que receberam os desígnios do Criador. O nome Moisés significa “retirado das águas”, além de profeta escolhido por Deus, ele foi um legislador nato que levou seu povo à terra prometida. Deus disse a Moisés….“Moisés, Moisés… Não te aproximes daqui. Tira as sandálias dos teus pés, porque o lugar em que te encontras é uma terra santa”.

Em uma análise superficial do texto acima, percebe-se que as primeiras palavras de Deus a Moisés soam um tanto desapontadoras, o episódio do fogo ardente é o primeiro encontro entre Deus e Moisés, e é a partir deste encontro que ele é introduzido na sua missão na Terra.

Moisés é a personagem bíblica que conquistou poderes cósmicos junto aos sacerdotes egípcios.

O nome significa “salvo das águas”, pois por ocasião da matança dos primogênitos, sua mãe o colocou dentro de um cesto que desceu o rio Nilo em direção à filha do Faraó, que passou a cuidar dele, passando a ser considerado membro da família real. Foi grande profeta e legislador. Instalado por Jeová a tirar o povo hebreu da escravidão egípcia, usando de seus poderes cósmicos, levou todos os hebreus através do deserto até a cidade de Canaã.

A longa jornada, que teria durado 40 anos, constituiu a primeira grande saga do povo hebreu. Moisés recebeu o decálogo e todas as leis divinas. Constituiu a Arca da Aliança e transformou-se no líder máximo do povo israelita.

São-lhe atribuídos os cinco primeiros livros do Velho Testamento: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio.

A Maçonaria o venera como grande legislador e profeta, especialmente nos Graus Filosóficos. A saga ou história de Moisés dever ser conhecida por todos os maçons como exemplo virtuoso e de fidelidade; teria sido o primeiro homem a “conversar com Deus”. Foi por intermédio dele que Jeová revelou o seu nome: “Eu sou”, e com isso a Maçonaria retirou a frase para colocá-lá no Primeiro Vigilante durante a cerimônia de abertura dos trabalhos em Loja. 

 

A responsabilidade de artigos assinados e as opiniões neles expressas não refletem necessariamente as opiniões deste portal. 
A responsabilidade do autor se estende à correção ortográfica e demais regras gramaticais da língua portuguesa.

Você também poderá gostar

A história de Moisés

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.