conecte-se conosco

Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá

Viva Júlia da Costa!

Publicado

em

No dia 1º de julho se celebram 179 anos do nascimento da escritora e poetisa Júlia da Costa. Ela nasceu em 1844, ainda criança foi morar em Santa Catarina com seus pais. Júlia era de família conservadora, mas vale destacar que era uma mulher à frente de sua geração. Júlia tinha opinião firme, escrevia em jornais, defendia ideias, opinava sobre acontecimentos políticos, guerras e sobre a monarquia. Ela gostava de pintar o cabelo, usar maquiagem, participar de bailes e é lembrada também por organizar saraus e encontros literários. Quando se fala de Júlia de Costa duas coisas são confirmadas, ela era bela e inteligente, e pesquisadores afirmam que sofreu pelo seu grande nível cultural e de conhecimento.

Ser inteligente é um fardo muito pesado para uma mulher”, é uma das frases mais lembradas da poetisa Júlia da Costa. Em 1867, Júlia publicou o livro intitulado Flores Dispersas. Seu primeiro livro revela que Júlia da Costa enfrentava com veemência o que acreditava, ela o lançou antes mesmo de casar. Quanta rebeldia! No ano seguinte, lançou a segunda edição.

Júlia é querida, amada e lembrada por sua trajetória de vida e literária no Paraná e em Santa Catarina. Em Paranaguá, a rua em frente à prefeitura municipal leva o seu nome. Em Curitiba, há uma Alameda de 4 km. Cidades catarinenses também têm vias em sua homenagem.

No Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá, no Panteão do Heróis, está o jazigo de Júlia da Costa, espaço que consta o fragmento da poesia “Minha Terra”, poema escrito por ela ao lembrar-se com carinho de sua terra natal.

Nestes 179 anos, lembramos da Júlia da Costa por ser uma grande mulher que deixou sua marca por onde passou, nas paixões, na literatura, nas críticas, nas crônicas. Ela inspira e inspirou pessoas, desejamos que a cada novo ano, a primeira poetisa do Paraná seja lembrada por quem foi, como viveu e por ter deixado um legado tão rico e motivador.

Leandro Mendes

Secretário do IHGP- Biênio 2023-2024

Referencias

https://curitibaspace.com.br/quem-foi-julia-da-costa/

https://www.bpp.pr.gov.br/Noticia/Conheca-historia-da-poeta-Julia-da-Costa-na-Revista-Helena 
https://folhadolitoral.com.br/colunistas/instituto-historico-e-geografico-de-paranagua/a-primeira-poetisa-paranaense-julia-maria-da-costa/

Publicidade






Em alta

plugins premium WordPress