Profª Lúcia Helena Freitas da Rocha
Aos 26 dias do mês de setembro do ano de 1931, o historiador de mérito incontestável a quem a nossa Paranaguá muito deve, VICENTE NASCIMENTO JÚNIOR, coadjuvado por HUGO PEREIRA CORREA e MANOEL VIANA, concretizaram o sonho de criar uma sociedade cultural tendo por bases os estudos históricos e geográficos em ligação com o passado de nossa terra.
Com o apoio de mais de uma dezena de companheiros amigos, nascia um sodalício, cuja denominação passou a ser INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE PARANAGUÁ.
Noventa e quatro anos já são passados de muita luta e percalços, contudo vencidos com muita galhardia pelo muito que se tem feito.
Além do trio idealizador Vicente Nascimento Júnior, Hugo Pereira Correia e Manoel Viana, constituíram-se fundadores do sodalício os confrades Zenon Pereira Leite, Bernadino Pereira Neto, Ari Santos, Luiz Torres, João Salvador dos Santos, Genaro Régis, Severo Canziani e Dario Nogueira dos Santos.
No Jubileu de Prata do Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá, nos dias 24, 25 e 26 de setembro de 1956, foi realizado um SEMINÁRIO DE ESTUDOS, com palestras, conferências, recepções de novos sócios e um bem elaborado programa de músicas.
Nessa ocasião, ficou instituído o lema do Instituto como sendo CIÊNCIA, ARTE E CIVISMO.
No ano de 1960, o então Presidente do IHGP, Dr. Joaquim Tramujas, oficiou ao Diretor Geral dos Centro de Saúde, o pedido para instalar na velha Casa Escolar com a denominação de Humanitária Paranaense, em caráter provisório, o nosso Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá;
Para melhor fixar a estabilidade do Instituto na velha casa, foi criado o Museu Histórico Geográfico constituído de objetos antigos, sendo firmado um livro devidamente rubricado para registrar as ofertas recebidas. Foram doadas peças de valor, bem como livros e jornais importantes.
O seu atual acervo é de um valor inestimável.
Chegado o tão sonhado dia de se ter a sede própria, em 30 de novembro de 1963, com o Cel, Nei Braga cortando a fita simbólica, ocorreu a inauguração da sede próptia do Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá.
Dois grandes vultos destacam-se em toda a história de noventa e quatro anos do I.H.G.P., Vicente Nascimento Júnior, fundador, grande historiador e admirável pesquisador e Dr. Joaquim Tramujas, grande batalhador pela conquista da sede própria do I.H.G.P, e sua restauração;, nosso presidente perpétuo.
Hoje, o Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá, muito embora lute no enfrentamento de inúmeras dificuldades, continua o propósito de seus idealizadores, sonhando em completar um século de relevantes serviços à nossa história.





